29/04/2018

.
HOJE NO
"A BOLA"
Carta de amor de McNamara à Nazaré 
.no dia em que perdeu o recorde

O surfista norte-americano Garrett McNamara, até agora recordista mundial da maior onda surfada na Nazaré, deu este domingo os parabéns ao brasileiro Rodrigo Koxa, que superou o seu recorde, reconhecido pela Liga Mundial de Surf. Ao mesmo tempo, na sua conta de Instagram, deu conta do seu amor pelo local, lembrando que quando começou «andava sozinho no mar».
 .


«Cheguei à Nazaré há oito anos sabia que tínhamos encontrado ali a maior onda do mundo. Durante anos não havia ninguém, nem uma única alma junto ao farol. Na maioria dos dias eu era o único surfista na vila e surfava sozinho. Depois vieram o Andrew Cotty, o Hugo Vau», escreveu, dizendo que mesmo assim ainda demorou algum tempo até a comunidade das Ondas Grandes «reconhecer o spot».

«Não existe um spot de grandes ondas para o surf que mereça recorde além da Nazaré. A onda é desafiadora, majestosa, massiva e qualquer outro adjetivo relacionado com ser monstruoso e misterioso. Tão, tão especial!!!"Ela é a 8ª maravilha do mundo, estou muito feliz pela Nazaré».

O surfista disse ainda estar muito contente com o feito do brasileiro Koxa, que ganhou o prémio de maior onda do ano.

«Quando o Rodrigo veio pela primeira vez ao Havai, veio para minha casa e durante anos partilhei com ele toda a minha experiência. Depois ele veio para a Nazaré, tão humilde. É agora um exemplo vivo de que a gratidão é o que leva mais longe do que qualquer outro traço de personalidade. E ser grato recompensou-o. Parabéns Rodrigo e Nazaré», concluiu.

Rodrigo Koxa bateu o recorde de maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, com 24,38 metros de altura, mais 61 centímetros do que o anterior máximo, de 23,77 metros, também na Nazaré e que estava na posse de McNamara.

* Só um ser humano escreve assim.


.

Sem comentários: