09/04/2018

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Três dias de concertos comemoram legado de 
Nelson Mandela em julho,em Matosinhos

No dia em que Nelson Mandela cumpriria 100 anos - a 18 de julho - a praia do Aterro, em Matosinhos, recebe o festival solidário Nelson Mandela Tribute que se prolonga por três dias.

O evento, de cariz solidário, traz como cabeças-de-cartaz as estrelas de rock Steven Tyler &The Loving Mary Band, o mítico ativista Sir Bob Geldof, o rapper Wyclef Jean, o cubano Pablo Milanés, o senegalês Youssou N´Dour e o Soweto Gospel Choir, entre outros artistas que serão anunciados nos próximos dias. Rui Veloso e Jimmy P. são os primeiros artistas portugueses a confirmar presença no festival.
 .
"Pretendemos que o festival seja democrático e portanto até ao final deste mês, os bilhetes têm um custo de 80 euros para os três dias. Depois dessa data, os valores passarão a ser de 40 euros por dia e de 100 euros para os três dias" revelou Telmo Fernandes, da produtora portuguesa do evento, Score Music.
.
O valor dos bilhetes reverterá 75% a favor da Fundação Nelson Mandela e 25% para instituições de solidariedade social que estão a ser selecionadas, entre a Score Music e a Câmara Municipal de Matosinhos, tendo sido já anunciada como uma das beneficiárias a Apela-Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica. "O tributo visa valorizar o legado de inspiração de Mandela para a mudança social através da paz e do diálogo", contou Telmo Fernandes. Os bilhetes estarão à venda a partir de amanhã, às 10 horas, no site www.nelsonmandelatribute.com.
.
Alfre Woodard, multipremiada atriz norte-americana protagonista de filmes como "12 anos escravo", "Mandela" ou "Bopha" ou séries como "Donas de casa desesperadas", é também uma comprometida ativista e uma das fundadoras do "Artists for a Free South Africa", grupo que promove a igualdade política e social daquele país, bem como luta contra a epidemia da sida. 
.
Amiga de longa data de Madiba, que começou por ser um dos seus ícones do tempo de faculdade, fez ontem um emotivo discurso a apelar para que as pessoas façam parte do legado de Mandela e sejam proativos. "Madiba gostava muito de música e gostava muito de dançar. Não há melhor forma de o homenagearmos nos seus 100 anos ao replicar o que ele fez em vida", comentou Alfre Woodard.
.
Nelson Mandela foi prémio Nobel da Paz e um estadista histórico sul-africano na luta contra a segregação racial.

* Um festival solidário que homenageia o melhor ser humano do século XX e que no século  XXI ainda não apareceu alguém melhor que ele.

.

Sem comentários: