05/03/2018

.
HOJE NO 
"A BOLA"
Doping: 
Comissão Parlamentar acusa Wiggins
 e equipa de comportamento pouco ético

Uma comissão parlamentar britânica acusou esta segunda-feira a equipa Sky de ter utilizado substâncias para melhorar o rendimento da equipa e nomeadamente Bradley Wiggins, que venceu a Volta a França em 2012, ainda que sem violar as regras da Agência Mundial anti-Dopagem.
.
O relatório da comissão de Cultura, Media e Desporto considera que a utilização do Triancinolona, um corticoide de ação anti-inflamatória (aceite fora de competição) e prescrito a asmáticos, tinha a finalidade de ajudar Wiggins - que sofre de asma - e os companheiros a perderem peso sem os fragilizar, e não tratar a alergia.

«Perante provas recolhidas pela comissão, pensamos que este poderoso corticoide foi utilizado para preparar Bradley Wiggins, e talvez outros corredores que o apoiavam. O propósito não era o tratamento médico, mas sim melhorar a condição física», diz um relatório da Comissão.

«Estrs atos cruzam a linha ética que David Brailsford [manager de Sky] diz ter estabelecido para a equipa».

A Sky e Bradley Wiggins, que se retirou no final de 2016, negaram as implicações. «É triste que façam estas acusações, que as pessoas possam ser acusadas de coisas que não fizeram e que estas se tornem factos. Refuto firmemente a acusação de que qualquer medicamento foi utilizado sem necessidade médica. Espero poder defender-me nos próximos dias», escreveu na sua conta no Twitter o corredor.

*  A comissão parlamentar não revelou ética, acusar só com grande fundamento.

.

Sem comentários: