02/03/2018

.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Liga Portuguesa Contra o Cancro lança
.“Um Dia pela Vida”

Chama-se “Um Dia pela Vida” e é o novo projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPPC), lançado esta sexta-feira no auditório do Fórum de Machico. Ricardo Sousa, presidente do núcleo regional da LPPC, explicou que o projecto envolve quatro áreas centrais para fazer frente à doença: apoio ao doente oncológico e família, intervenção primária, intervenção secundária, e estímulo à investigação.
.
Só no apoio ao doente oncológico e família, explica Ricardo Sousa, o voluntariado existente representa “neste momento para a Liga, à volta de 126 mil euros anuais”. Aqui, enquadra-se o voluntariado hospitalar (junto dos doentes); o voluntariado de competências (através de consultas), o apoio jurídico e psicológico e os movimentos de entreajuda. No total, todas estas áreas, contam com o apoio de 693 voluntários.

A intervenção primária envolve acções de prevenção e sensibilização com o objectivo de “incorporar uma vida saudável, evitando comportamentos de risco”. Em 2017, o núcleo regional da LPCC desencadeou 22 acções de sensibilização, 26 campanhas de prevenção e de sensibilização, dois congressos. No total, estiveram envolvidas “3.257 pessoas nestas acções”.

A prevenção secundária implica a participação activa dos voluntários em programas de rastreio ou diagnóstico precoce.

Ricardo Sousa sublinhou o “grande telhado” que é o “estímulo à investigação e à formação em oncologia. A sua acção na angariação de fundos necessários para o financiamento à investigação é determinante. Neste campo, a LPCC apoiou, durante o ano de 2017, 12 formandos”. Além da bolsa de investigação “Rubina Barros”, onde a Liga injecta “dez mil euros todos os anos”.

Explica o presidente: “Um Dia pela Vida” é um justo embaixador de tudo o que a LPPC faz. Representa aquilo que conseguimos dar a estas quatro áreas, nomeadamente à comunidade, juntando-se a ela, e tornando-se ciente dos anseios e angústias do próximo, no que ao cancro diz respeito”. Por causa disso, diz, permite “um apoio mais efectivo a todos os doentes dessa família”.

Remata Ricardo Sousa: “Um Dia pela Vida” junta-se na prevenção primária, onde em todas as acções que as equipas fazem e desenvolvem, a prevenção está presente. Ao conhecer mais e melhor a acção da Liga Portuguesa através de ‘Um dia pela Vida’, quer os voluntários, quer a população, estão mais alerta e disponíveis para participar nas acções de prevenção secundária”.

Ricardo Sousa lembra ainda que, para além da bolsa Rubina Barros, parte dos fundos angariados (3%) são enviados para a American Cancer Society, “a grande mentora deste projecto”.

A secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais também esteve no lançamento, em representação do presidente do Governo Regional. Rita Andrade salientou: “Instituições como esta são grandes parceiros do Governo Regional, grandes alavancas, verdadeiros pilares sociais que permitem apoiar e chegar a todos que mais precisam de ajuda. Os Governos e as instituições públicas não conseguem, quer na área da saúde, quer na da solidariedade social, chegar de forma abrangente”. Por isso, destacou, “é importante o envolvimento de toda a comunidade. Trabalhar em rede e chegar a quem mais precisa. O núcleo regional da LPPC tem tido um desempenho e um envolvimento exemplar. Um trabalho extraordinário que tem feito toda a diferença na Região Autónoma da Madeira”.

A secretária regional defendeu ainda que o cancro é uma doença para a qual deve imperar uma abordagem política e social: “Relatórios da Direcção Geral de Saúde defendem que a oncologia tem um peso crescente no país, tanto em carga de doença como no peso de cuidados associados. O aumento da despesa com medicamentos é também uma preocupação, particularmente com os novos fármacos”. No entanto, lembra Rita Andrade, se compararmos com a Europa “verifica-se que a mortalidade por doença oncológica em Portugal se situa abaixo da média europeia”. Uma descida que encontra explicação no “menor consumo de tabaco a que corresponde a menor taxa de cancro do pulmão e mortalidade associada”.

Porém, é preciso não esquecer que “ainda assim o cancro do pulmão é o mais mortal em Portugal, seguido pelo cancro de colo-rectal, que tem vindo a aumentar”. A secretária regional falou ainda sobre a necessária prevenção e sensibilização sobre a doença, garantindo que o Governo Regional está envolvido na luta contra o cancro. Por causa disso, lembrou a cedência “de um edifício anexo à escola industrial para a nova sede do núcleo regional da LPCC” que, “evidencia a preocupação e compromisso do GR com esta nobre causa”.

Na apresentação de “Um Dia pela Vida” estiveram também Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico; Nuno Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal de Machico; Mónica Vieira, vereadora da Câmara Municipal de Machico; membros dos bombeiros, e presidentes das Juntas de Freguesia de Machico e Caniçal, entre outros.

* A Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma instituição da maior utilidade pública, respeitemo- -la.

.

Sem comentários: