19/02/2018

.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governador do Banco Central 
da Letónia acusado de receber 
suborno de 100 mil euros

O governador do Banco Central da Letónia, Ilmars Rimsevics, detido neste fim-de-semana pela agência anti-corrupção da Letónia, é suspeito de ter recebido um suborno no valor de 100.000 euros, anunciou hoje a agência.

O director da agência anticorrupção letã (KNAB), Jekabs Straume, confirmou hoje em conferência de imprensa, sem avançar nomes, que foram abertos procedimentos legais contra dois funcionários da instituição.
.
100 MIL AÉREOS
Os procedimentos legais surgem no seguimento de suspeitas de extorsão e recebimento de subornos no valor de 100.000 euros.

Straume adicionou que uma das acusações, dirigida a um alto representante, "não permitem que o funcionário continue a desempenhar as suas funções".

Ilmars Rimsevics foi detido para interrogatório neste fim-de-semana, após a condução de buscas no seu escritório e na sua residência na sexta-feira.

Após uma reunião extraordinária hoje, o primeiro-ministro letão, Maris Kucinskis, disse que o banqueiro irá enfrentar "restrições" a anunciar ainda hoje.

De acordo com a agência noticiosa dos países bálticos, a Baltic News Service, o primeiro-ministro avançou que "no mínimo, [Rimsevics] será impedido de continuar no cargo" mesmo após a saída sob fiança.

Ilmars Rimsevics foi governador do Banco da Letónia desde 2001 e ocupava ainda um lugar no Conselho do Banco Central Europeu (BCE).

Entretanto, BCE reportou que o regulador financeiro da Letónia proibiu todos os pagamentos do Banco ABLV, um dos maiores do país, após alegações de lavagem de dinheiro de origem norte-coreana e das sanções aplicadas pelos Estados Unidos.

O ABLV é o terceiro banco com maiores activos na Letónia.

* Felizmente no que respeita ao nosso governador do BdP podemos estar descansados, o homem é incorruptível

.

Sem comentários: