03/12/2017

.
ESTA SEMANA 
NA "SÁBADO"
União Europeia 
pondera acabar com kebabs

O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de fosfatos, indispensáveis para o kebab.

Uma proposta da Comissão Europeia para permitir a utilização de fosfatos para preservação da carne foi chumbada pela comissão de Saúde do Parlamento Europeu (PE) - e sem fosfatos não há kebabs.
.
A notícia é avançada pelo jornal El País. A resolução da comissão de Saúde do PE, que proíbe a utilização de fosfatos, substância indispensável para a preservação da carne do kebab, foi aprovada na terça-feira com 32 votos a favor e 22 contra. Agora, será da responsabilidade do plenário do Parlamento Europeu aprovar este parecer da comissão de Saúde, que é desfavorável a uma proposta da Comissão Europeia, que visava permitir a utilização de fosfatos.

Segundo a comissão de Saúde do PE, estudos científicos que mostram uma correlação entre problemas cardiovasculares e o consumo de fosfatos.

A utilização de fosfatos é necessária para manter tenra, preservando o seu sabor característico, a carne dos kebabs, prato culturalmente originário da Turquia. Contudo, o prato é popular um pouco por toda a Europa e há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs. Segundo o The Guardian, são vendidos todos os dias no Reino Unido 1,3 milhões de kebabs.

* Há escolha entre kebabs e  melhor saúde?

** KEBAB - Prato oriental de carne marinada, normalmente servida em cubinhos, cozidos com legumes como cebola, tomate e pimentão

.

Sem comentários: