03/12/2017

.
EM NOVEMBRO NA 
"EXECUTIVE  DIGEST"
AS RECOMENDAÇÕES DA DECO
PROTESTE PARA QUEM QUER INVESTIR 

• Certificados de Aforro.
Indicados para quem pretende investir por prazos até dois anos.
Na sua edição de Setembro, a revista Proteste Investe refere que os CA da Série D, em subscrição, rendem 0,5% líquidos. Contando com a capitalização dos juros, a TAEL para o prazo de cinco anos sobe para os 0,8%, ainda assim considerada baixa.

• Certificados do Tesouro Poupança Mais.  
Adequam-se a quem pretenda aplicar a prazos entre três e cinco anos, sem risco e com rendimento anual crescente. O mínimo de subscrição são 1.000 euros. No primeiro ano, o montante aplicado não pode ser resgatado. Posteriormente, poderão ser feitos resgates a qualquer momento, com perda total de juros decorridos desde o último vencimento até à data de resgate.
 .

A Proteste Investe estima um rendimento mínimo garantido de 1,6%, a melhor opção de investimento em dívida pública para um prazo de cinco anos.

• Obrigações do Tesouro. 
 Particularmente interessantes para períodos de mais de cinco anos. Para beneficiar do rendimento (yield), tem de mantê-las até ao vencimento. O Estado reembolsa as OT a 100% do valor nominal no vencimento.
A Proteste Investe calcula que um investimento de 15 mil euros a cinco anos da emissão de OT Abril de 2021, rende apenas 0,7 líquidos, se adquirida à cotação da Bolsa e mantida até ao vencimento.

• Obrigações do Tesouro de Rendimento Variáve l. 
Interessantes se as taxas de juro começarem a subir. De momento, os cálculos da Proteste Investe indicam que a remuneração é pouco interessante, garantindo uma TAEL de 1,2% para um investimento de 15 mil euros na emissão de OTRV Maio de 2021, com o pressuposto de que a Euribor se mantém estável a cinco anos e descontados os custos de transacção em Bolsa.

* Informação DECO, comunicação confiável.

.

Sem comentários: