07/10/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Orcas fazem aparição surpresa
 na Baía de Cascais

É sempre um avistamento impressionante: orcas enormes aos saltos perto da Baía de Cascais.

Para quem teve a sorte de as ver, foi um momento memorável: as oito enormes orcas aos saltos perto da costa portuguesa não deixaram ninguém indiferente.

Nas passadas quarta e quinta feira, um conjunto de orcas deixaram-se avistar por uma embarcação da Dolphin Explorers, uma empresa de turismo marítimo, numa saída para ver golfinhos ao largo da Baía de Cascais.

A presença de golfinhos em águas portuguesas já não é novidade. E a de orcas também não, como explica João Monarca, dono da empresa, em declarações à VISÃO. "Todos os anos as orcas passam pelo Algarve – e por aqui Cascais também passam sempre".

Mas então o que torna o momento especial? Embora as orcas naveguem por mares portugueses, "nunca as tínhamos conseguido ver", diz João Monarca. "Encontrámo-las a cerca de sete milhas da Baía. Sabíamos que elas andavam naquela zona e já tínhamos saído três vezes à sua procura, sem nunca conseguir avistá-las".
.

O que começou por ser uma viagem para avistar golfinhos, acabou por se transformar numa "boa surpresa", que surpreendeu tanto turistas como guias.

Todos os anos, as orcas "fazem a rota desde o Algarve, dobram o cabo de São Vicente e sobem" para Norte, em busca de várias fontes de alimento pelo caminho.

A orca é o maior membro da família dos golfinhos, frequente e erradamente designada como "baleia-assassina", consequência da tradução direta do inglês “killer whale”. A alcunha surge da forma como as orcas se agrupam para caçar baleias, que fazem parte da sua dieta, assim como peixes, focas ou tubarões.

Tal como o golfinho, é um mamífero muito inteligente. O animal, encontrado em todos os oceanos, pode chegar às nove toneladas de peso.

* Devia ter sido uma visão fantástica.

.

Sem comentários: