07/10/2017

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Dizia sofrer de cancro 
e juntou uma fortuna

Polícia foi chamada à Fundação Champalimaud, em Lisboa, onde mulher despertou suspeitas.

Durante dois anos disse lutar contra um cancro no útero, que se teria estendido a pulmões e depois aos ossos.

Daniela Costa, 32 anos, de Albufeira, enganou tudo e todos e angariou milhares de euros, através de campanhas solidárias promovidas por empresários e associações locais. Na segunda-feira de manhã, quando estava, mais uma vez, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, despertou suspeitas.
.
A ALDRABOSA
A PSP foi chamada e Daniela acabou por ser levada para a psiquiatria da Urgência do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. Não há registo de que tenha qualquer problema oncológico mas foi-lhe diagnosticada síndrome de Munchausen.

Em Albufeira, a situação causou choque e muitos não acreditam no distúrbio mental como explicação. "Houve quem promovesse jantares, angariações de fundos, concertos, festas. Havia ‘latinhas’ para recolher apoios para a Daniela em muitas lojas e estabelecimentos de restauração", contou uma das pessoas que a apoiou. "Cheguei a promover peditórios para a ajudar. Por fim, ela já só queria dinheiro e vales", revelou.

 A mulher, casada e com três filhos menores, terá convencido a própria família de que sofria de cancro.

PORMENORES 
Síndrome de Munchausen A síndrome de Munchausen é um distúrbio psíquico em que a pessoa age como se sofresse uma doença que não têm. Daniela terá rapado o cabelo para simular a queda.

* Portugal à beira-mar, onde importante é aldrabar.

.

Sem comentários: