07/10/2017

.

ESTA SEMANA NA 
"TURBO"

Crianças esquecidas no carro? 
Hyundai desenvolve solução

De tempos em tempos surgem, nas mais diversas partes do planeta, histórias trágicas de bebés e crianças pequenas que são esquecidas pelos pais a bordo das viaturas, mas a Hyundai apresentou agora um sistema para resolver este problema…

Esquecer bebés e crianças a bordo de automóveis é uma situação potencialmente fatal, ainda mais durante os dias mais quentes em que a temperatura no interior dos carros atinge valores elevadíssimos. 
.

Mas agora, para evitar que casos trágicos relacionados com esta falta de atenção de repitam, a Hyundai desenvolveu um sistema para alertar os pais caso eles não levem consigo os seus rebentos quando saem das viaturas. A base é um sensor para detetar a presença das crianças, recorrendo depois a alertas sonoros, visuais e por SMS para alertar da situação perigosa que ocorre. A ideia de ter sensores a bordo para monitorizar a presença de crianças está também pensada para solo europeu, sendo um dos sistemas que a EuroNcap quer ver implementado pelos fabricantes até 2022.

Este ano já faleceram 38 crianças nos Estados Unidos por terem sido esquecidas a bordo dos automóveis. Um registo que se soma às cerca de 800 crianças que perderam a vida por esta distração desde 2004. Alarmante é também a estatística que revela que em 55% dos casos os pais nem estavam conscientes da presença dos pequenos a bordo. Segundo especialistas, esta situação é tão fatal porque quando expostos a um calor extremo bastam apenas alguns minutos para que os bebés e crianças percam a capacidade para regular a temperatura interna.

Estas foram as motivações para o novo alerta, que recorre a um sensor ultrassónico para detetar a presença das crianças no banco traseiro, dando essa informação ao condutor através do painel de instrumentos. Caso este saia do veículo, é instantaneamente alertado pelo som da buzina e sinais luminosos para que regresse ao carro, e a marca recorre ainda ao sistema BlueLink para enviar um SMS para o telemóvel do proprietário. Esta tecnologia destina-se não apenas aos casos de crianças esquecidas a bordo mas também para quando elas se trancam inadvertidamente no interior dos carros, e a intenção da Hyundai é integrar o sistema nos Estados Unidos em todos os novos veículos a partir de 2019.

* A tecnologia ao serviço da humanidade.

.

Sem comentários: