21/11/2017

.
HOJE NO 
"DESTAK"
"Fachadismo" pode prejudicar 
Porto Património Mundial - 
vice-presidente do ICOMOS

O Porto Património Mundial incorre em perigo caso se repitam operações como a verificada no Palácio das Cardosas advertiu hoje o vice-presidente do Conselho Nacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), José Aguiar. 
.
Em declarações à agência Lusa à margem do Fórum do Porto dedicado aos temas do Património, Cidade e Arquitetura, o especialista mostrou-se crítico de algumas opções que subtraem história em nome de um investimento imobiliário.

Assumindo-se contra o "fachadismo", José Aguiar criticou "as operações em que são salvas as fachadas" enquanto toda a "história interior, história construtiva, história espacial e história dos homens que pisaram estas pedras é apagada por intervenções supercontemporâneas onde existe uma espécie de contradição: são edifícios antigos que já não têm o seu corpo e onde agora surge um corpo novo que não tem direito a uma face contemporânea".

Vice-presidente do ICOMOS 
admite existirem problemas com
 "Mundo do Vinho" em Gaia

O Conselho Nacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) vai pronunciar-se "em breve" sobre a construção do projeto "Mundo do Vinho" previsto para Vila Nova de Gaia em 2018, tendo o vice-presidente admitido hoje a existência de problemas e preocupações.

Promovido pela The Fladgate Partnership, o projeto "Mundo do Vinho", um investimento de 100 milhões de euros, prevê estar pronto em junho de 2020 incluindo cinco museus, zona de restauração, estacionamento e exposições.

Em declarações à agência José Aguiar à margem do Fórum do Porto dedicado aos temas do Património, Cidade e Arquitetura, o vice-presidente do ICOMOS, José Aguiar revelou que a instituição irá em breve pronunciar-se "sobre se há ou não violação" da zona de proteção do Porto Património Mundial. 

*  É muita tripa....

.

Sem comentários: