21/11/2017

.
HOJE NO 
"A BOLA"
Sporting indignado com pré-seleção de Marta Pen para Europeu de crosse

O Sporting está indignado com a pré-seleção de Marta Pen para o Europeu de crosse, que se realiza a 10 de dezembro, em Samorin, Eslováquia, sem que a atleta tenha competido no Corta-Mato de Amora, definido como prova de observação em seniores pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
 .
 «Já chegámos a este ponto… Os atletas do Sporting vão ponderar a sua presença, perante a postura assumida e os critérios que tinham sido criados e considerados como válidos», apontou fonte do Sporting, clube que tem o maior número de atletas femininas seniores potencialmente selecionáveis para o Europeu, depois de terem ocupado os cinco primeiros lugares na Amora, anteontem: Inês Monteiro venceu, seguida de Catarina Ribeiro, Ana Mafalda Ferreira, Susana Godinho e Solange Jesus - em 6.º ficou Susana Cunha (Linda-a-Pastora). A FPA não definiu, quando divulgou os critérios, quantos atletas convocaria em cada escalão, se tencionava levar equipas completas (máximo de seis, dos quais quatro pontuam para a Seleção) ou participar individualmente (menos de quatro).

Não colocando em causa a «qualidade de Marta Pen», os responsáveis leoninos lembram que os critérios definiam «um único momento de observação» para cada escalão, sendo o Corta-Mato de Amora o escolhido em seniores.

O presidente da FPA, Jorge Vieira, assumiu, na Amora, que Marta Pen estava pré-selecionada para o Europeu, justificando a ausência da atleta do Benfica na prova com questões financeiras. «É uma atleta que está numa situação especial. Está nos Estados Unidos, não temos posses para que venha cá e volte. Teríamos de gastar muito dinheiro. É uma atleta com valor indiscutível e, portanto, provavelmente vamos ter essa exceção», disse o líder federativo, no último domingo.

Marta Pen estuda na Universidade do Mississipi desde 2014 e, no mês passado, venceu um crosse realizado em Alabama. Foi olímpica no Rio-2016 (eliminatórias dos 1500 m) e 5.ª nos Europeus de pista de 2016, detendo 4.05,71 m nos 1500 m.

A Seleção para o Europeu de crosse deverá ser divulgada hoje e, a confirmar-se a convocatória de Marta, será a estreia da atleta de 24 anos neste campeonato.

* Nem no atletismo o sol  nasce para todos....

.

Sem comentários: