11/10/2017

.
.
1394
Senso d'hoje
LAÍS SOUSA  
EX-ATLETA OLÍMPICA 
VÍTIMA DE GRANDE TRAUMATISMO  
"Não quero que as coisas se adaptem,
que eu me adapte com a cadeira,
eu quero é sair dela"



 *
RESUMO
Lais começou na ginástica aos quatro anos de idade, na cidade de Ribeirão Preto, interior paulista, e desde 2001 integra a equipe brasileira de ginástica. Com boas conquistas nacionais e internacionais como júnior, Lais fez parte da seleção que disputou os Jogos Pan-americanos de Santo Domingo, nos quais conquistou o quarto lugar no salto e o terceiro por equipes.No mesmo ano, participando do Campeonato Mundial de Anaheim, que serviria de classificação para os Jogos Olímpicos de Atenas, atingiu o oitavo lugar por equipes.

Em 2004, em sua primeira participação olímpica, nas Olimpíadas de Atenas, a ginasta conquistou a melhor posição brasileira na classificação por equipes, o nono lugar geral. No ano posterior, em etapa de Copa do Mundo, na cidade de São Paulo, terminou com a medalha de prata na prova de salto. 

No Campeonato Nacional Brasileiro do mesmo ano, terminou com o ouro no salto e na trave.
Continuando com os bons resultados, a ginasta participou da Copa América, terminando em quarto no concurso geral. Em 2006, no Campeonato Mundial de Aarhus, conquistou o sétimo lugar por equipes, e o quarto no salto. Reunindo-se com a nova equipe brasileira, no ano seguinte, Lais participou dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Nele, foi segunda por equipes, atrás apenas da equipe norte-americana, medalhista de ouro, classificando-se para a final das barras assimétricas e salto, Lais terminou com a medalha de bronze em ambos os eventos.No mesmo ano, no Mundial de Stuttgart, a atleta conquistou a quinta colocação por equipes, assim classificando a seleção para os Jogos Olímpicos de 2008

Em sua segunda participação nos Jogos, as Olimpíadas de Pequim, Lais, ao lado de Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Ana Silva e Ethiene Franco, conquistou a melhor colocação brasileira nos Jogos, a oitava geral.

ESQUI E ACIDENTE 
Desde 2013 Lais começou a treinar esqui aéreo e conseguiu vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

Durante treinamentos nos Estados Unidos, Lais sofreu um acidente em 28 de janeiro de 2014 que causou uma torção na coluna cervical. Após passar por cirurgia, Lais começou um longo tratamento para recuperar os movimentos. Ela se submeteu a um tratamento com células-tronco pelo Miami Project to Cure Paralysis (Projeto Miami para curar paralisia) e tem apresentado alguma sensibilidade em partes dos pés e das pernas. Apesar de significativa em relação ao seu quadro anterior, essa melhora ainda é muito discreta para que se possa fazer um prognóstico sobre o alcance da recuperação.

Em 10 de junho de 2017, com a ajuda de um estabilizador cervical, Lais conseguiu ficar de pé pela primeira vez desde o acidente.

(WIKIPEDIA)

FONTE: BBC Brasil


.

Sem comentários: