05/10/2017

MANUELA GOUCHA SOARES

.





Henrique, 
o homem que ensombrou 
o primeiro 5 de Outubro

A morte precoce de Carolina Beatriz Ângelo, a primeira mulher a votar em toda a Europa do Sul, foi um mau prenúncio para a festa do 1º aniversário da República. Como se isso não bastasse, a mal sucedida tentativa de golpe chefiada por Paiva Couceiro quase estragava os festejos do primeiro feriado do 5 de Outubro
.

A dois meses de fazer 50 anos, o militar Henrique Mitchell de Paiva Cabral Couceiro, defensor da causa monárquica e do Integralismo Lusitano, entrou em Vinhais com as suas tropas, no dia 4 de outubro de 1911, véspera do primeiro aniversário da implantação da República. “Ao ter-se notícia d'esse audacioso movimento foi enviada para o norte uma força de marinheiros no sentido de auxiliar os regimentos escalonados por toda a raia hespanhola”, lê-se na revista “Illustração Portugueza”

O governo de João Chagas levou a sério a “invasão monarchica” e enviou para o norte “215 praças comandadas pelo 1º tenente sr. Affonso Júlio de Cerqueira”. Mobilizaram-se tropas para combaterem os “paivantes”, incluindo as “metralhadoras de caçadores 5” para o confronto com os monárquicos insurrectos que tinham entrado em território português pela zona de Bragança, concentrando-se em Vinhais.

No dia 5 não houve jornais. Era o dia em que se deveriam concentrar todas as atenções nos festejos do primeiro feriado do 5 de Outubro, “consagrado aos heroes da Republica” [cf. Diário do Governo de 13 de outubro de 1910].

Não existindo [ainda] a rádio como meio de difusão de notícias, só se soube da intentona na sexta-feira, 6 de outubro; “A Capital”, vespertino de Lisboa, relata na primeira página que uma telefonista de Vinhais conseguiu fechar-se à chave dentro da estação para fazer chegar a Bragança informações sobre a chegada das tropas hostis à República.

Paiva Couceiro, que já estava exilado na Galiza, reuniu um grupo de apoiantes da causa monárquica, um regimento de 700 a mil homens, que entraram pela raia transmontana e assentaram acampamento em Vinhais. Depois do confronto com as tropas republicanas, a coluna realista recuou para a fronteira e regressou a Espanha. A atuação do Ministro da Guerra, general Pimenta de Castro, foi “vista como muito branda” por alguns membros do Executivo, levando à sua exoneração.

Ao longo do verão de 1911, os republicanos montaram um sistema de vigilância na fronteira do Minho e de Trás-os-Montes, prendendo os principais suspeitos e fazendo propaganda junto da população, de forma a alertá-la contra uma possível intentona monárquica.

As tropas republicanas, superiores em número e armamento, foram reforçadas por efetivos e voluntários que partiram de Lisboa. Foram muitos os que desertaram da coluna monárquica, que não conseguiu ser apoiada pela população da zona. A primeira intentona de Paiva Couceiro acabaria por ditar as relações entre Portugal e Espanha, que terá limitado os movimentos dos conspiradores monárquicos no seu território.

As manobras militares de Paiva Couceiro ensombraram a comemoração do primeiro aniversário da implantação da República. Os países precisam de símbolos e nesse 5 de outubro de 1911 as atenções deveriam ter estado focadas no içar da nova bandeira do regime [foi içada pela primeira vez nas celebrações do 1º de Dezembro de 1910].

O papel das mulheres republicanas

Um ano antes, no dia da proclamação da República, a bandeira içada na Câmara Municipal de Lisboa foi bordada pelas republicanas Carolina Beatriz Ângelo e Adelaide Cabete.
.

A médica era viúva do seu primo Januário Gonçalves Barreto Duarte; Januário ficou órfão muito cedo e foi casapiano. Um ano mais velho do que Carolina, era médico, como ela. Casaram-se em 1902, e ele morreu súbita e precocemente a 23 de junho de 1910, sem ter tido o gosto de assistir à queda da Monarquia.

Para enfrentar a dor de ficar viúva aos 32 anos, Carolina dedicou-se mais ao consultório e à atividade maçónica e republicana. Sentia-se cada vez mais cansada e, talvez por isso, redigiu “uma declaração para ser enterrada civilmente, a qual seria tornada pública no ano seguinte aquando das respetivas exéquias”, conta o historiador João Esteves.

Morreu aos 33 anos, quatro meses depois de ter enfrentado um Parlamento e um governo pós-revolucionário que queriam que o direito de voto permanecesse masculino. Mais ‘moderada’ do que a companheira de luta com quem bordou a bandeira que foi usada no dia da proclamação da República, Carolina defendia o direito ao voto com “restrições”, enquanto Maria Veleda queria o voto para todas as mulheres, como explica João Esteves.

IN "EXPRESSO"
05/10/17

.

Sem comentários: