05/10/2017

.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"/
/DINHEIRO VIVO

Sabadell e CaixaBank estudam 
retirar a sede da Catalunha

Conselhos de administração dos dois bancos espanhóis reúnem esta quinta-feira. Em cima da mesa está a possível mudança da sede depois do referendo de domingo.

Sabadell e a CaixaBank estão a estudar a retirar a sede social da Catalunha na eventual declaração de independência unilateral da Catalunha nos próximos dias, depois do referendo no passado domingo.
 .
O Sadabell reúne esta quinta-feira às 17h o conselho de administração do banco e, segundo o El País, a decisão já está tomada faltando apenas decidir a nova localização da sede social do banco. Madrid ou Alicante poderão ser as cidades a receber a sede social do banco.
A concretizar-se aumenta a pressão sobre o CaixaBank, maior acionista do BPI. De acordo com o El Mundo, o conselho de administração do banco reúne também esta quinta-feira para discutir todos os cenários, entre as quais a mudança da sede de Barcelona, embora ainda não haja uma decisão tomada. As Baleares poderá ser a opção, caso se concretize. 
O Sabadell, presidido por Joseph Oliu, confirmou a intenção de mudar a sede, mas reforça que mudar a sede social é apenas uma decisão técnica e que o Sabadell não tem posição política, sendo movido apenas pela vontade de proteger os interesses dos clientes, noticia o El País. 
Afirmações que vão ao encontro das já proferidas pelo presidente do banco que alertou que, perante a “inquietante” situação política, o banco tomaria “as medidas necessárias” para proteger interesses dos clientes e acionistas. Com esta decisão, quer garantir que cumpre as exigências legais para poder estar no Eurosistema, bem como mantém condições para obter financiamento junto do Banco Central Europeu, situação que se perderia em caso de uma declaração de independência da Catalunha. 
Os bancos catalães, bem como o Sabadell e o CaixaBank, têm acusado na Bolsa a pressão com a instabilidade política na Catalunha, tendo sido os títulos mais pressionados, a registar perdas superiores a 5% e perdas de mais de 3 mil milhões de euros de capitalização bolsista desde domingo, realça o El País.
* Esta luta independentista na Catalunha se for até ao fim trará grandes turbulências à região, na finança, na cultura, no desporto, na tecnologia e indústria, em toda a actividade económica e social.
Não será de certeza uma vitória.

.

Sem comentários: