04/10/2017

.

HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Autoeuropa: 
Vencedor das eleições confiante 
num acordo com a administração

A lista E, liderada por Fernando Gonçalves, acredita que a comissão de trabalhadores e a administração vão conseguir chegar a um acordo até ao final do ano.

A lista independente que venceu as eleições para a comissão de trabalhadores na Autoeuropa está confiante num acordo com a administração sobre os trabalhos aos sábados, sem um "extremar de posições" nos dois lados da mesa de negociações.
 .
"Sim, esse é um dos nossos objectivos", disse Fernando Gonçalves quando questionado pelo Negócios se é possível alcançar um acordo laboral até ao final do ano. "Estamos com a Autoeuropa e sempre estivemos, não é por acaso que a empresa chegou onde chegou, sempre lutámos por isso".

Mas Fernando Gonçalves, líder da lista E, avisa já que o pré-acordo anterior não é suficiente. "Estamos abertos a uma plataforma de entendimento, mas não nos moldes que foram divulgados anteriormente", afirmou esta quarta-feira, 4 de Outubro.

O técnico da área de carroçarias da fábrica da Volkswagen defende que "mais importante que o dinheiro é a saúde dos trabalhadores. Porque se os trabalhadores não tiverem saúde a produção não corre de feição".

Em relação a uma compensação financeira, Fernando Gonçalves diz que os sábados têm que ser pagos como trabalho extraordinário. "Que haja a necessidade de trabalhar ao sábado, muito bem. Quem o quiser fazer, tem todo o direito de o fazer. Mas as pessoas quando vão trabalhar ao sábado é um trabalho extraordinário, portanto tem que ser pago como tal, e não pago como um dia normal de semana", defende.


Depois da eleição, existe agora um período máximo de 10 dias para a nova comissão de trabalhadores ser empossada. Depois, a nova comissão de trabalhadores vai ter que eleger o seu coordenador.

Fernando Gonçalves é o líder da lista com mais votos, mas para ocupar o cargo de coordenador o seu nome terá de ser aprovado pela maioria dos 11 membros da comissão de trabalhadores. Já a comissão executiva será composta por seis membros que serão eleitos através de voto secreto dos 11 membros da comissão executiva. A comissão executiva tem sido constituída por seis membros.

A lista E de Fernando Gonçalves conseguiu obter quatro lugares de um total de 11 na comissão de trabalhadores. Com três representantes eleitos cada, estão as listas C (liderada por José Carlos Silva e com membros afectos à CGTP) e a lista D, liderada por Fausto Dionísio.

Com um eleito, está a lista A, encabeçada por Paulo Marques e integrada por vários administrativos da fábrica. Por último, as listas B (liderada por Isidoro Barradas e com membros afectos à UGT) e a lista F (liderada pelo ex-coordenador da CT, Fernando Sequeira) ficaram de fora da comissão.

Nestas eleições votaram 3.909 trabalhadores da Autoeuropa, com os seguintes resultados: Lista E (30,3%), lista D (26,9%), lista C (26,5%), lista A (8,9%), lista B (2,6%) e lista F (2%).

* A vitória é frágil, desejamos que as listas com 3 votos assumam a necessidade de coesão com a lista vencedora.

.

Sem comentários: