01/10/2017

.
ESTA SEMANA NA 
"SÁBADO"

Presidente da Catalunha considera
 ganho "direito" à independência

"Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a ter um estado independente na forma de uma república", disse Carles Puigdemont

Carles Puigdemont, o presidente do governo catalão, abriu a porta a uma potencial declaração de independência da Catalunha face a Espanha, realizado o referendo.
.
"Neste dia de esperança e sofrimento, os cidadãos da Catalunha ganharam o direito a ter um estado independente na forma de uma república", afirmou o presidente, rodeado por membros do seu gabinete.

"O meu governo nos próximos dias enviará os resultados da votação de hoje ao Parlamento catalão, onde reside a soberania do nosso povo, para que aja em concordância com a lei do referendo", referiu Puigdemont.

Caso o sim vença o referendo (decretado ilegal pelo governo espanhol), a Catalunha pode declarar independência de forma unilateral.

De acordo com o jornal La Vanguardia, até agora o sim conseguiu 92,3% dos votos no referendo independentista, ao passo que o não tem 5,7%. Houve 1,4% de votos brancos e 0,7% foram nulos.

* Não somos politicamente cultos mas felizmente sabemos pensar. Por um lado reconhecemos ao povo catalão o direito a um referendo para melhorar a  autonomia como região.
Mas não somos entusiastas duma independência catalã. A península Ibérica não precisa de mais nações, chegam Portugal e Espanha, esquartejar este último país não faz bem a ninguém muito menos aos espanhóis.

.

Sem comentários: