05/06/2017

.
HOJE  NO 
"i"
Sabe por que razão os países do Golfo
.estão a cortar relações com o Qatar?

O tráfego aéreo internacional foi afetado com esta separação


Vários países árabes estão a cortar relações com o Qatar por causa de supostos comentários feitos pelo emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, que foram publicados no site da agência de notícias estatal por hackers.
.










Nesses comentários, o emir elogia o Irão como sendo um poder islâmico, rival da Arábia Saudita, criticando ainda Riade, capital da Arábia Saudita. Recorde-se que os dois países disputam o poder económico naquela região, travando um conflito militar indireto através de várias fações espalhadas por países como Iémen, o Iraque e a Síria.

O Qatar já veio desmentir as informações publicadas, apoiando-se no alegado ataque informático, que ocorreu há duas semanas. Muitos países já suspenderam as relações diplomáticas e as ligações aéreas e marítimas com o Qatar, tendo bloqueado o acesso online aos meios de comunicação do país.

Bahrein, Egipto, Arábia Saudita, Iémen e Emirados Árabes Unidos foram os países que anunciaram esta segunda-feira o corte das relações com o país, afirmando que o Qatar apoia o terrorismo. O país defendeu-se classificando a decisão dos países do Golfo com uma “violação da soberania”, de acordo com a Associated Press.

* Naquela zona do médio oriente não há um país árabe que não apoie o terrorismo. Esta cenaça é um conflito de compadres. Mau é o Qatar  tratar os emigrantes nepaleses como escravos, os tais que andam  a construir as infraestruturas para uma próxima fase final do mundial de futebol, a FIFA continua a dar o aval ao Tamin.

.

Sem comentários: