segunda-feira, 15 de maio de 2017


HOJE  NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Doença de Salvador 
afeta 380 mil portugueses

Salvador Sobral, que conquistou a Europa, incluindo Portugal, com a sua voz, sofre de insuficiência cardíaca, uma doença já assumida publicamente e que afeta mais de 380 mil pessoas no nosso País. 
 .

Médicos ouvidos pelo CM explicam que, nos casos mais graves, ou seja, quando os medicamentos já não fazem efeito, os doentes necessitam de se submeter a um transplante cardíaco. Uma das maiores dificuldades nestes casos é encontrar um dador compatível. 

Este tipo de intervenção cirúrgica apresenta uma taxa de sucesso muito elevada, "acima dos 90 por cento", e permite ao doente viver muitos anos sem os sintomas da doença, como a falta de força, cansaço, dificuldade respiratória e inchaço nos pés e tornozelos. 

Para que o novo órgão não seja rejeitado pelo organismo, o doente precisa de tomar medicamentos imunossupressores para o resto da vida. Segundo os médicos, existe "risco de vida" nos casos em que os doentes esperam por um transplante cardíaco. 

Nessas situações há maior probabilidade de acontecer uma morte súbita. A insuficiência cardíaca é uma doença causada pela hipertensão arterial, enfarte do miocárdio ou ainda por patologias congénitas. Nesses casos, o coração já não tem ‘força’ para bombear o sangue para a circulação sanguínea, fazendo-o de uma forma muito lenta. 

* Consideramos um abuso falar de doenças de figuras publicas, tem de ser um assunto privado, escolhemos a notícia para denunciar a desumanidade de fazer negócio com a  doença alheia.

.

Sem comentários: