01/04/2017

.
ESTA SEMANA NO   
"O JORNAL ECONÓMICO"

Cinco ‘apps’ indispensáveis para
.imigrantes sem documentos

Estas cinco aplicações podem proteger os imigrantes que não tenham documentos, fornecendo conhecimento, segurança e apoio moral, mas sem comprometer a privacidade.
.
Os esforços do presidente norte-americano, Donald Trump, para acabar com a imigração deixou milhares sem papéis, e com um futuro incerto nos Estados Unidos. Em resposta, os empresários estão a usar a tecnologia para ajudar a apoiar esta comunidade.
.

1-Notifica
Esta aplicação envia mensagens personalizadas para 15 contactos pessoais. Notifica ainda não foi lançada, mas já tem mais de 7 mil pessoas na lista de espera para fazer o download. “Notifica é uma aplicação que dá às pessoas o controle de seu próprio destino”, disse o fundador Adrian Reyna, à CNN Money. As mensagens servem como ferramenta para notificar as 15 pessoas de que tudo está bem, ou para passar algum tipo de informação sobre a localização de onde a pessoa se encontra. “Quero fazer tudo o que está ao meu alcance para garantir que as pessoas não tenham medo e que possam viver uma vida com dignidade e com o respeito que merecem”. Reyna garante que as mensagens são encriptadas e que todos os registos vão desaparecer depois da mensagem ser enviada.

2-Tarjimly
Tarjimly é um ‘bot’ do messenger do Facebook, que conecta uma comunidade de 2 mil tradutores voluntários com imigrantes e refugiados em tempo real. O ‘bot’ planeia lançar globalmente este verão. As ligações entre imigrantes e voluntários são anónimas, e a única informação compartilhada é o primeiro nome do tradutor. Tarjimly é extremamente importante dado um clima político onde Trump pode banir imigrantes e refugiados”, disse o co-fundador Atif Javed, à CNN Money. “A tecnologia precisa de nos ajudar a ficar juntos neste “América de Trump” e eliminar o medo.”

3-Arrived
Esta aplicação exibe as últimas notícias de imigração e informa os utilizadores sobre o processo de deportação. Também oferece aulas de inglês, respostas e perguntas como “como escrever um currículo” e oferece um mapa com cada organização não-governamental.
“Eu imigrei para os Estados Unidos da Colômbia, quando eu era mais novo. Passei por todo o processo da imigração e vi em primeira mão o quanto difícil é”, disse Eduardo Gaitan, um dos fundadores da aplicação. O feed de notícias de Arrived fornece análises das últimas propostas legislativas e ações, provenientes da Casa Branca.


4-Cell 411
Embora Cell 411 não é especificamente para imigrantes sem documentos, a aplicação lançou uma funcionalidade para essa comunidade. A aplicação permite que os utilizadores entrem em contacto com amigos e familiares enquanto estão a ser confrontados pelos agentes da Secretaria de Imigração e Alfândega. “Eu próprio sou imigrante”, disse o fundador e CEO, Virgil Vaduva. “Lembro-me de quando o meu visto expirou, e de como isso foi terrível.” O Cell 411 permite aos utilizadores que transmitam e gravem vídeos ao vivo, que não podem ser apagados. Também podem ser enviadas as coordenadas GPS. Existem 72 mil utilizadores ativos, maioritariamente de origem hispânica.

5-RedadAlertas
Esta aplicação, que ainda não foi lançada, vai fornecer dados verificados (ou seja, informação fidedigna) sobre “raids” dos agentes pelos agentes da Secretaria de Imigração e Alfândega, ou outros confrontos que estão a acontecer nas proximidades. Uma vez que uma invasão é verificada, a RedadAlertas vai enviar alertas para outros utilizadores, num raio de 15 a 30 quilómetros. Criado por Celso Mireles, um ex-imigrante sem documentos e entusiasta de tecnologia. A aplicação está a ser apoiada por voluntários.

* Contra as "trumpadas" marchar, marchar!
.

Sem comentários: