02/04/2017

.

HOJE NA 
"SÁBADO"
Quem é Beli, o candidato de branco 
que abala as eleições da Sérvia?

Tem 25 anos, veste-se de branco (a cor que dá nome à sua personagem) e tem como objectivo denunciar a corrupção na Sérvia. Este domingo é um dos candidatos presidenciais que vai a votos

Mais de 6,5 milhões de sérvios deslocam-se às urnas, este domingo, para eleger o próximo presidente. São 11 os aspirantes ao lugar de Tomislav Nikolic, sendo que o primeiro-ministro, Aleksandar Vucic parte como favorito - as sondagens dão-lhe 53% dos votos: o antigo ultra-nacionalista que se "apaixonou" pela Europa mantém a popularidade apesar das medidas de autoridades impostas desde 2014. Mas a grande vedeta da campanha é um jovem estudante de comunicação, de 25 anos, que atraiu o eleitorado jovem graças à sua visão satírica da política e dos problemas do país.



Chama a atenção pelo penteado, pelas jóias e relógio e por andar sempre vestido de branco - esta cor dá origem ao nome do seu alter-ego, Ljublisa Beli Prelatacevi. Beli significa branco e Pretelacevic é o nome dado aos políticos que mudam de partido para benefício próprio. O nome verdadeiro é Luka Maksimovik e está abalar o cenário político sérvio com o seu discurso anti corrupção e políticos "sujos".

A personagem é tudo aquilo que Luka considera estar errado na política do seu país: Beli é desonesto, não respeita a lei e promete coisas impossíveis. Nos vídeos publicados no Youtube - um dos seus trunfos é o uso das redes sociais - aparece a passear de cavalo, empunhando uma espada ou a prometer que se ganhar vai dar "trabalho e boas pensões a toda a gente". "Não haverá nenhuma corrupção, a não ser a minha, claro!", disse num dos seus últimos discursos. 

Muitos comparando-o ao italiano Beppe Grillo, mas Maksimovik rejeita qualquer ligação. "Não quero ser comparado com ninguém. Eu sou o Beli. Não precisamos de muito dinheiro. Recolhemos milhões de dinares - cerca de oito mil euros - de doações. Dois terços foram gastos nos notários para certificar as assinaturas dos apoiantes da campanha. O último terço foi gasto na campanha - e a nossa é melhor do que a de qualquer outro candidato", disse, citado pela Euronews.

Tudo começou em 2016, quando Beli Prelatacevi se candidatou às eleições para a assembleia local de Mladenovac com o partido-sátira Sarmu Probo Nisi (SPN). Foi o primeiro contacto com o êxito político, pois obteve 20 por cento dos votos e o SPN conseguiu 12 lugares na assembleia. Mas a aventura não terminou aqui e a 4 de Março, menos de um mês antes das presidenciais, Beli anunciou que era candidato.

"A política anda a gozar com o povo há 30 anos, agora é o povo que goza com a política", defende Maksimovik. O candidato de branco que pode ficar em segundo lugar nas presidenciais.

* Os países de leste precisam todos deste tipo de candidatos e que ganhem...

.

Sem comentários: