24/03/2017

.
HOJE  NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Despesa pública: 
 Portugal vs. Zona Euro em 10 gráficos

Veja em baixo como é que o Estado português compara com os restantes países da Zona Euro em algumas rubricas da despesa onde se observaram mais alterações entre 2010 e 2015.

 Em 2010, Portugal estava ligeiramente abaixo abaixo da Zona Euro, no que diz respeito à dimensão total do seu Estado.

 Cinco anos depois, a despesa pública total recuou e está agora ligeiramente abaixo da média dos países de moeda única.

 Portugal era, em 2010, um dos países do euro que mais gastava na área da defesa, apenas ultrapassado por Grécia e Chipre. Esta classificação está influenciada por um nível de gastos anormalmente elevados em 2010, influenciado provavelmente pela compra de submarinos.

 Em 2015, Portugal deixa de ter um lugar de destaque neste ranking de gastos públicos, com despesa.

 Em 2010, os gastos públicos com saúde estavam próximos da média da zona euro

 Em 2015, os gastos relacionados com a área da saúde apresentam uma quebra significativa face a 2010 - essencialmente nos serviços ambulatórios - e afastam-se da média da zona euro.

 Em 2010, nenhum país da zona euro gastava  mais na área da educação do que Portugal, mostram os dados do Eurostat.

 Cinco anos depois, os gastos com a educação caíram muito - principalmente no ensino secundário - , mas continuam acima da média dos países da moeda única.

 Embora seja a rubrica com mais importância no orçamento, os gastos com prestações sociais em Portugal estavam em 2010 bastante abaixo da média do euro.

No período entre 2010 e 2015, os gastos com a protecção social aumentaram bastante, devido à pressão das pensões, embora continuem abaixo da média dos Estados membros que fazem parte da moeda única.

* Consulte bem estes dez quadros.

.

Sem comentários: