09/02/2017

. 
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"

Equipa de TV sueca 
condenada por tráfico de pessoas

Três trabalhadores da televisão sueca SVT que em 2015 levaram um rapaz sírio de 15 anos da Grécia para a Suécia foram condenados a dois meses de trabalho comunitário por tráfico de pessoas.

Três trabalhadores da televisão sueca SVT que em 2015 levaram um rapaz sírio de 15 anos da Grécia para a Suécia foram condenados a dois meses de trabalho comunitário por tráfico de pessoas. O tribunal distrital de Malmo (sul da Suécia) considerou “óbvio que a equipa agiu por razões puramente humanitárias”, mas que a forma como atuaram corresponde a tráfico de pessoas.
 .

O jornalista Fredrik Onnevall, um operador de câmara e um intérprete estavam a fazer um documentário sobre a crise migratória quando conheceram um menor sírio desacompanhado que queria ir para a Suécia, tendo decidido ajudá-lo a lá chegar e documentar a viagem do rapaz. 

Onnevall admitiu em tribunal saber que os documentos do rapaz eram falsos e ter pagado o aluguer de um automóvel. Na Suécia, o rapaz, atualmente com 17 anos, obteve asilo permanente.
Não me arrependo da decisão que tomámos, fiz o que devia como pessoa e estou satisfeito. Não penso muito na pena, mas é infeliz e surpreendente que o tribunal chegue a esta conclusão”, disse Onnevall, acrescentando que vai recorrer.
* Embora consideremos injusta a sentença, sentirmo-nos-íamos orgulhosos se um dia pudéssemos praticar este tipo de tráfico para salvar uma vida abandonada e também sermos condenados.

.

Sem comentários: