14/02/2017

.
HOJE NO  
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Riccardo, o agricultor de 86 anos
 que fala 100 línguas

Agricultor revelou que nunca visitou os países onde estas línguas são faladas e conhece línguas que já caíram em desuso

Um agricultor italiano de 86 anos aprendeu sozinho a falar uma centena de idiomas. Riccardo Bertani publicou nos últimos anos centenas de obras, como dicionários, traduções, ensaios linguísticos e livros sobre o folclore e histórias populares das várias línguas que conhece, mas nunca visitou outros países.
 .
Bertani tem uma especial inclinação para as línguas da Ásia Central. Filho do autarca da então comunista comuna italiana de Campegina, o agricultor começou desde jovem a ler obras russas como as de León Tolstoi e logo se apaixonou pela cultura russa, segundo o ABC.

Foi aprendendo depois outras línguas do oriente, incluindo algumas que se têm vindo a perder no tempo, como a língua dos etruscos, dos povos da Mongólia, a língua servo-croata e o persa.

Durante mais de 70 anos, Bertani levantava-se todas as madrugadas às duas da manhã e ficava até às nove da manhã sentado no escritório. Depois, ocupava o resto do dia com os afazeres do campo.

Agora, o agricultor acorda às cinco da manhã e aproveita as horas matinais para ler, escrever e desfrutar do amanhecer. Bertani gosta de ver o sol a nascer pois é "quando a mente está mais limpa e fresca", como contou ao ABC.

O agricultor vive sozinho desde a morte da mãe em Caprara, uma pequena povoação com cerca de 670 habitantes no norte de Itália, e lamenta não poder visitar os países e culturas cujas línguas estuda.

"As minhas pernas já não me permitem sair de casa", disse. Bertani apenas tem visitado universidades para dar conferências a estudantes e apresentar os seus livros.

Bertani diz admirar "o grande mestre Tolstoi" e a sua "ética de coisas simples, em que cada um vale pelo que é e não pelo que tem", e quer ser lembrado pelo seu trabalho e obra, e "não como um fenómeno".

* Não há palavras para este fenómeno, só línguas.

.

Sem comentários: