HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Governo avança com estudos para
mais três linhas no Metro do Porto
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, deu conta da intenção durante a apresentação da nova linha Rosa e do prolongamento da linha Amarela na cidade.
O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, garantiu esta
terça-feira, 7 de Fevereiro, que a expansão do Metro do Porto não se
esgota na nova linha Rosa, entre São Bento e a Casa da Música, nem na
expansão da linha Amarela para Gaia, até Vila d'Este, dois
empreendimentos que deverão estar concluídos em 2021 e custarão quase
290 milhões de euros.
.
CRESCE UNS CENTÍMETROS DE CADA VEZ |
O governante destacou mais três
projectos que serão estudados, em simultâneo: uma ligação a Gondomar,
outra directa do pólo da Asprela à Maia e uma terceira para Vila Nova de
Gaia até às Devesas, que implicará uma nova ponte sobre o Douro.
Segundo o ministro, este último é o que tem estudos mais avançados, que
datam da altura em se começou a analisar a expansão do metro na cidade. E
é o que tem mais condições para avançar.
"O
das Devesas é o que tem um grau de maturidade maior. No que diz
respeito ao projecto da Asprela até a Maia há um estudo de procura e o
de Gondomar chegou há mesmo muito pouco tempo, e que implica mais
análise" referiu o ministro.
Matos Fernandes reconheceu
que estes três projectos já não cabem no actual programa de fundos
comunitários que acaba em 2020. Mas está confiante que entrem em futuros
quadros comunitários. "Acreditamos firmemente que vai haver hipóteses.
Foi errado que não se tenha previsto a expansão na mesma altura. Foram
dois anos em que quase nada foi investido", lamentou o governante, que
anunciou ainda um investimento de 60 milhões para comprar 600 autocarros
para todo o país, 200 para a Carris, 200 para a STCP é o resto para
outras cidades.
O presidente da Câmara do Porto, Rui
Moreira, adiantou ainda que irá em breve divulgar os resultados do
concurso para o terminal intermodal de Campanhã. "Nos 500 milhões que o
Governo destinou ao metro, o Porto fica com mais verba do que Lisboa. E
bem precisa. O efeito não se deve esgotar aqui é a Câmara está a estudar
novas soluções em canais mais dedicados e ligeiros, soluções de
metrobus que podem resolver problemas antes do metro. Isto é facilitado
pela passagem da gestão da STCP para as câmaras", referiu o autarca.
A
construção da linha Rosa e o prolongamento da Amarela deverão estar
adjudicadas em 2019 e irão trazer mais 33.295 clientes por dia ao Metro
do Porto.
Novas linhas do Metro do Porto vão custar 287 milhões de euros
São duas as novas linhas que a administração da Metro do Porto vai aprovar esta terça-feira, para abrirem em 2021. A expansão da rede vai exigir um investimento de 287 milhões de euros.Linha Rosa: Casa da Música-S. Bento
A nova linha rosa (G) vai ligar as estações da Casa da Música e S. Bento, com um total de mais de 2,7 quilómetros de extensão em via dupla. Contará com quatro novas estações, todas subterrâneas: Casa da Música, Galiza, Hospital de Santo António e S. Bento II. O projecto prevê que as estações da Casa da Música e S. Bento sejam totalmente novas, integrando-se, através de túneis pedonais, com as actuais estações com os mesmos nomes. O custo desta linha é de 181 milhões de euros.
Linha Amarela: Santo Ovídio-Vila d'Este
O prolongamento da estação de Santo Ovídio até Vila d' Este, em Vila Nova de Gaia, terá uma extensão de 3,2 quilómetros em via dupla. Terá três novas estações, uma delas subterrânea, um viaduto com cerca de 600 metros e um túnel com cerca de 800 metros. Segundo o projecto, o troço entre as estações Hospital e Vila d'Este terá uma ramificação de acesso ao parque de material circulante a construir. O custo previsto do prolongamento do metro em Gaia é de 106 milhões.
* Estamos pasmados com tanto folclore por causa de seis kms de linha de metro em via dupla que demoram 4 anos a executar.
Os chineses, aqueles que a maioria de nós olha com desdém e troça por causa das lojas que instalaram em Portugal, construiram em dois anos, em Pequim, DOZE novas linhas de metro por ocasião dos Jogos Olímpicos.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário