21/02/2017

.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"


Dupla de incendiários apanha 
pena suspensa em Aveiro

O Tribunal de Aveiro condenou esta terça-feira a quatro anos e meio de prisão, com pena suspensa, um homem e uma mulher por terem ateado incêndios florestais, no último verão, em Vagos e Oliveira do Bairro. 
 .
Os arguidos, sem qualquer relação entre si, foram julgados em dois processos autónomos. Um dos casos remonta ao dia 12 de agosto de 2015, cerca das 18:00, e envolveu um trabalhador rural de 55 anos. 

Em tribunal, o arguido acabou por admitir que ateou fogo a uma zona florestal em Calvão, no concelho de Vagos, após ter acionado um isqueiro sem querer, quando andava à procura de lenha para queimar. O tempo seco e o calor favoreceram o alastrar das chamas, originando quatro focos de incêndio que consumiram uma área florestal de 9.000 metros quadrados. 

No combate às chamas estiveram envolvidos três corporações de bombeiros de Aveiro, Vagos e Mira, com 36 elementos e dez viaturas. O coletivo de juízes decidiu condenar o arguido a quatro anos e meio de prisão, suspensa na sua execução por igual período, com a condição de se sujeitar a tratamento ao alcoolismo. 

A mesma pena foi aplicada a uma mulher de 53 anos, que estava acusada de atear dois incêndios florestais, a 13 de agosto de 2015, numa área envolvente à zona industrial de Bustos, em Oliveira do Bairro. Neste caso, o coletivo de juízes suspendeu a pena com a condição de a arguida retomar a atividade laboral e ter acompanhamento médico, em caso de necessidade, devido a problemas de depressão. 

Durante o julgamento, a arguida confessou ser a autora dos dois incêndios, que consumiram uma área de cerca de 1.700 metros quadrados, atribuindo o ato a um sentimento de desespero, e mostrou arrependimento. Após a leitura do acórdão, a juíza presidente declarou extinta a medida de coação de obrigação de permanência na habitação, com pulseira eletrónica, a que a arguida estava sujeita. 

* No verão deste ano lá teremos provavelmente estas duas criaturas a atear mais uns fogozitos.

 .

Sem comentários: