06/01/2017

.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"

Noruega vai desligar a rádio FM

A medida anunciada em abril de 2015 vai ser posta em prática na data prevista. A partir do próximo dia 11 de janeiro, a Noruega torna-se o primeiro país a desligar as emissões de rádio em FM, iniciando a transição para a rádio digital – DAB, sigla em inglês para Digital Audio Broadcasting.
 .

Esta mudança era conhecida mas a maioria dos noruegueses manifesta-se contra. Num inquérito recente, 66% dos ouvintes não concorda o processo, sobretudo porque o número de rádios capazes de receber as emissões digitais ainda é relativamente baixo. Isto apesar de a Noruega ser, provavelmente, o país mais bem preparado do mundo para transitar totalmente para o DAB: em 2015, mais de 20% dos automóveis já estavam equipados com rádios com esta tecnologia.

No centro da discórdia está o preço a pagar pelos equipamentos necessários para receber a rádio digital. Quem ainda não tem um recetor DAB no carro vai ter de comprar um ou, em alternativa, adquirir um adaptador/conversor que custa 1.500 coroas norueguesas (aproximadamente 160 euros). A questão do consumo doméstico quase não se coloca, já que a maioria da população ouve rádio online.

As emissões da rádio pública norueguesa começam a transição para o digital na cidade de Bodø, num processo que vai demorar vários meses. Na capital, Oslo, as emissões FM deverão ser desligadas no mês de setembro. Algumas rádios locais deverão manter-se no FM até 2022, de acordo com a imprensa norueguesa.

Esta medida visa modernizar a rede radiofónica, canalizando o elevado investimento de manutenção da rede atual para o novo sistema. Esta transição está a ser ponderada noutros países europeus, nomeadamente no Reino Unido e na Suíça.

A tecnologia DAB foi implementada na rádio pública portuguesa em 1999, mas entretanto descontinuada em 2011 devido aos elevados custos de manutenção, e também com argumento de que eram muito poucos os utilizadores do serviço de rádio digital em Portugal.

A frequência modelada (FM) foi inventada em 1933 e é, ainda hoje, o padrão das emissões de rádio em todo o mundo. Da mesma maneira que o FM substituiu a onda média (AM) para melhorar a qualidade de transmissão de música, o DAB vem acrescentar às emissões de rádio uma melhor qualidade de som (próxima do CD), mais estabilidade do sinal (o que é particularmente pertinente num país montanhoso da Escandinávia) e, sobretudo, permitir a existência de mais canais num menor número de frequências.

* A tecnologia em conflito civilizacional

.

Sem comentários: