HOJE NO
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Transportes públicos geram mais de
300 queixas em cinco dias
DECO lançou uma carta dos direitos dos passageiros com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço.
Mais de 300 consumidores queixaram-se dos
transportes públicos em cinco dias. A Associação de Defesa do Consumidor
(DECO) lançou uma plataforma (www.www.queixasdostransportes.pt) onde
pode ser feita essa reclamação
Os consumidores podem apresentar queixas em várias áreas: atrasos ou
cancelamentos, diminuição de carreiras ou de carruagens, alterações de
percursos, insegurança, idade (por exemplo, dos autocarros), desconforto
e má conservação, preços elevados.Paralelamente foi apresentada a Carta dos Direitos dos Passageiros de
Transporte Público Coletivo que já foi subscrita por 830 utentes. De
acordo com a associação, esta iniciativa tem dois objetivos: garantir
que os consumidores beneficiem, a nível nacional, de uma melhor
qualidade do serviço de transporte, e, em particular, de uma mobilidade
mais eficaz, através da apresentação de uma proposta de Carta dos
Direitos dos Passageiros de Transporte Público Coletivo. O segundo é
ajudar os consumidores na resolução dos seus conflitos com os operadores
de transporte nacionais, facilitando a reclamação e garantindo um maior
controlo pela DECO na sua resolução.
A associação chama, porém, a atenção para a incapacidade desta carta vir a substituir as disposições legais existentes. No entanto, com esta iniciativa, a entidade promete “reforçar e introduzir novos direitos, esperando que, com a sua ajuda, esta carta possa converter-se num diploma legal, enquanto Lei de Bases dos Passageiros de Transporte Público Coletivo”.
Para já, esta campanha vai estar online 30 dias, mas o prazo poderá
ser alargado caso a associação considere que é benéfico para uma melhor
proteção dos direitos dos passageiros.
* A DECO sempre ao lado dos consumidores.
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* A DECO sempre ao lado dos consumidores.
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