09/12/2016

.
HOJE  NO 
"A BOLA"

Benfica-Sporting
Gigantesca operação de segurança
 da PSP no ‘derby’

«É um ‘derby’, mexe com toda a cidade. Tem uma envolvência muito maior do que um jogo de Champions, nada tem a ver, é muito maior». Este o soundbyte que ficou da conferência de imprensa promovida esta sexta-feira pela Polícia de Segurança Pública (PSP) no Comando Metropolitano de Lisboa, a propósito da gigantesca operação de segurança montada para o Benfica-Sporting de domingo.
.
O subintendente Pedro Pinho, que coorderá o policiamento, garantiu que a viagem das claques leoninas, desde Alvalade, até à Luz, será feita «em cordão» com o acompanhamento policial «e os vários percursos equacionados serão vigiados», e espera que «como nos mais recentes jogos desta natureza, os adeptos se comportem e não haja incidentes de maior ou violência» a reportar.

«Queremos que, no fim, se fale só do jogo, um jogo intenso. O facto de ambos os clubes terem perdido o último jogo não faz variar as medidas de segurança. O contingente é o habitual nestes casos. 600 efetivos? Peca por excesso», foi tudo quanto aceitou adiantar o responsável da PSP, numa conferência de imprensa que, saúde-se, teve tradução para linguagem gestual simultânea na mesa, a cargo de Teresa Vasconcelos, e que contou ainda com a presença do comissário Sérgio Soares, porta-voz da PSP, e do comissário Pedro Pereira, responsável da Divisão de Trânsito.


Atletismo de manhã, Elton John à noite

Em Moscavide, no a PSP preparou todos os cenários para um domingo em que parecem reunir-se as condições para uma tempestade perfeita para quem tem de zelar pela segurança dos outros, e não só pelos 63.500 espectadores esperados na Luz (1500 lugares não serão ocupados, por segurança), dos quais 3.400 do Sporting.

«A entrada dos adeptos do Sporting obrigará alguns adeptos do Benfica a terem de aguardar para terem acesso aos seus lugares, será criado temporariamente um corredor para os do Sporting entrarem no recinto», explicou Pedro Pinho. Tudo para evitar frições e escaramuças.

A PSP dará atenção especial ao estacionamento irregular (leia-se na berma, em cima do passeio ou em zona proibida) na avenida Machado dos Santos, num dia em que, naquela zona da Segunda Circular, e em toda a Lisboa, a multiplicidade de eventos obrigará a polícia a mobilização e coordenação hercúlea, ou não se afigurasse a tempestade perfeita.

«Temos o 39.º Grande Prémio EDP, em atletismo, logo pela manhã, nas envolventes da Luz, depois o jogo de voleibol do Benfica com o V. Guimarães ao início da tarde, o Benfica-Sporting às 18 horas mas com as portas a abrirem duas horas antes e, por fim, à noite, o concerto de Elton John na Meo Arena. Não temos só o derby para nos preocuparmos, Lisboa é uma verdadeira capital europeia, procurámos estar preparados», disse, otimista, o responsável da força policial.

«Tudo isto sem esquecer que estamos no Natal e que defronte do estádio há uma gigantesca superfício comercial [Shopping Colombo]. Preveem-se enormes fluxos de multidão, e ainda maior trânsito na zona. Por isso, cheguem cedo ao estádio, com tempo, respeitem as indicações de estacionar onde permitido e de preferência utilizem os transportes públicos», foi o apelo do comissário Sérgio Soares, secundado pelo subintentende Pedro Pinho.


Polícia de todos os tipos no local

Agentes fardados e à paisana e as mais variadas valências da PSP vão estar no derby. A lista de siglas é extensa, consoante a especialização da força policial a que se refere.

Desde Equipas de Intervenção Rápida (EIR’s), Equipas de Prevenção e Reação Imediata (EPRI’s), Divisão de Trânsito (DT), Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP), passando pela intelligence e informações fornecidas pela Unidade Metropolitana de Informações Desportivas (UMID) e a Unidade Especial de Polícia - UEP, que integra Corpo de Intervenção mas também as brigadas cinotécnicas (agentes com cães, estarão 12 na Luz).


Três comboios encarnados em Benfica

A DSTP deitará um olho também ao Metropolitano e ao interface do Colégio Militar, ali ao lado. Três comboios de adeptos encarnados, oriundos da Guarda, Covilhã e Braga, vão ser guardados na chegada à estação de… Benfica, onde o transbordo para o Colégio Militar (e para o estádio) será feito com recurso a autocarros da Carris.

Por tudo isto, e com os cortes temporários de vias públicas («que afetam todas as outras») e os condicionamentos ao trânsito e estacionamento,. imagina-se que conseguir ir às prendas ao centro comercial defronte do recinto domingo, utilizando viatura própria, será difícil ou mesmo missão impossível. No mínimo, um teste à paciência e tolerância, pois as demoras serão naturais.

«É o derby da cidade, mexe com toda ela, tem uma envolvência muito maior do que quando o FC Porto visita Lisboa, por exemplo. Daí as precauções, explicou Pedro Pinho sobre o duelo que promete parar o País domingo, a partir das 18 horas.

Com as portas da Luz franqueadas aos adeptos duas horas antes, é bom chegar antes, até porque ainda há a necessária revista dos stewards (assistentes de recinto desportivo, ou ADR’s) antes de chegar ao lugar e deliciar-se com o espectáculo de tricampeões nacionais e vice-campeões nacionais, atuais líder e vice-líder do campeonato, a digladiarem-se pelo primeiro lugar da tabela classificativa.


Tudo o que vale problemas com a autoridade

No memorando divulgado na conferência de imprensa, além dos conselhos e apelos aos adeptos de um e outro clube, o Núcleo de Imprensa e Relações Públicas da PSP detalha todos os comportamentos que, à luz da Lei, são crime.

Neste quadro insere-se a «distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares», «a prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público», participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo», bem como «o arremesso, no recinto desportivo, de quaisquer objetos ou produto líquido».

Eventuais «ofensas à integridade física atuando em grupo» e «a entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado)» completam a lista de lembranças da PSP, que elogia o comportamento de todos nos últimos jogos desta natureza ímpar, porque classificados como de risco elevado, ainda mais com lotação esgotada.

* Um domingo recheado de eventos. É espantoso o conjunto de estratégia de riscos e contenção de adeptos elaborada pela PSP. Ao menos a PSP entende que o futebol com esta barbárie não é um desporto, ainda bem! 
 Quem não dá importância ao futebol paga para controlar estes selvagens.
Prendam os responsáveis, os dirigentes dos clubes.

.

Sem comentários: