09/12/2016

.
HOJE  NO
"RECORD"

Responsáveis alemães exigem
 suspensão total dos desportistas russos

Altos responsáveis do desporto alemão exigiram esta sexta-feira a suspensão total dos desportistas russos de todas as competições, reagindo ao relatório do jurista canadiano Richard McLaren, que conclui pela existência de um programa institucionalizado de dopagem na Rússia.
 .
A segunda parte do relatório elaborado por McLaren, agora conhecida, revela que esse programa envolveu mais de mil atletas russos entre 2011 e 2015.

"O desporto russo deverá ser excluído de todas as competições internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos, até que seja restabelecida a sua credibilidade", defendeu o presidente da Federação Alemã de Atletismo, Clemens Prokop, para quem este caso representa "um ataque fundamental contra o movimento olímpico e os seus valores".

Por seu turno, a presidente da comissão de Desportos da câmara baixa do Parlamento alemão, Dagmar Freitag, foi mais longe e disse que a Rússia "não devia ser autorizada a participar em Mundiais, Europeus ou Jogos Olímpicos enquanto o sistema russo não for reformado de modo credível e verificável".

Finalmente, a presidente da Agência Antidopagem da Alemanha, Andrea Gotzmann, confessou ter ficado "sem palavras" perante o relatório e "exigiu sanções" para as pessoas e as instituições visadas no documento.

* Se Gotzmann ficou sem palavras é porque andava a pairar, Richard McLaren há muito que denunciava, antes do relatório concluído.

.

Sem comentários: