07/12/2016

.
HOJE  NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Os seus telemóveis antigos 
podem valer uma pequena fortuna

Aparelhos que provavelmente estão esquecidos em gavetas e armários e podem ser trocados por modestas quantias de dinheiro

Os telemóveis que estavam na moda há alguns anos e agora se tornaram obsoletos por não terem ligação wi-fi, câmaras fotográficas ou até ecrãs a cores, estão a ganhar um valor inesperado. No eBay, um site de compras e vendas online, o primeiro modelo de telemóvel da Nokia, o Mobira Senator, de 1981, pode valer até 1060 euros.
.
São vários os modelos de telemóveis que provavelmente estão esquecidos em gavetas e armários e podem ser trocados por modestas quantias de dinheiro, segundo um estudo da Talkmobile, a empresa que comparou os preços.

Entre eles está o Nokia 3310, o telemóvel que marcou uma geração por ter inovações como calculadora, mensagens de texto mais longas e o viciante jogo Snake. Quando foi lançado, em 2000, a empresa vendeu cerca de 126 milhões de unidades. Agora, pode ser encontrado no eBay por até 65 euros.

"Já passaram mais de 30 anos desde que o primeiro telemóvel se tornou comercialmente disponível e uma geração inteira já possuiu uma série de dispositivos diferentes", disse o especialista em telemóveis da CCS Insight, Ben Wood, ao Wales Online, acrescentado que todos se lembram do primeiro telemóvel.

O modelo DynaTAC 8000X da Motorola é talvez o mais caro atualmente. Começou a ser vendido em 1984 e tornou-se famoso após ter sido usado por Michael Douglas no filme Wall Street - Poder e Cobiça. Segundo o Talkmobile, este telemóvel demorava 10 horas a carregar, permitia falar apenas 30 minutos seguidos e guardar 30 números de telefone. Agora, pode ser vendido por 3500 euros.

O Motorola StarTAC também foi uma estrela no seu tempo. Foi o primeiro telemóvel do mundo com uma tampa que abria e vendeu mais de 60 milhões de unidades, a 1650 euros cada. Este clássico da Motorola custa agora entre 35 e 118 euros.

O primeiro iPhone, lançado em 2007, também faz parte da lista de clássicos. Na altura prometeu revolucionar o mundo dos telemóveis. Neste momento, custa até 1180 euros.

O Motorola Razr V3 que foi igualmente um sucesso nos anos 2000 e vendeu 130 milhões de unidades, custa agora entre 17 e 180 euros.

"Encontrar um telemóvel antigo no fundo de uma gaveta é uma experiência evocativa: as pessoas têm tendência a relembrar o telemóvel que tinham durante períodos importantes das suas vidas, como um emprego específico ou umas férias memoráveis", continuou Ben Wood. "É interessante ver que um pedaço de tecnologia pode induzir sentimentos em tanta gente".

* Velho por velho preferimos bengalas ou ferros de engomar.

.

Sem comentários: