07/12/2016

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 

DA MADEIRA"

Adeptos da bicicleta vão percorrer
 a EN2 em 80 horas

Adeptos da bicicleta, do contacto com a natureza e de viagens vão percorrer a pedalar, em 80 horas, a Estrada Nacional 2 (EN2), que liga Chaves a Faro. 
 .
O percurso de bicicleta, batizado de Vadiagem Voadora, começa na quinta-feira, às 08:00, ao quilómetro zero, em Chaves, e termina em Faro, ao quilómetro 738, no domingo ao final do dia, disse hoje à Lusa um dos organizadores da iniciativa, Diogo Tavares.

“Aqui o objetivo não é chegar em primeiro à meta, é conseguirmos acabar a EN2 e desfrutarmos do percurso, ou seja, do país”, afirmou.

A EN2 estende-se por 738 quilómetros e atravessa 11 distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), quatro serras, 11 rios e 32 concelhos.

A viagem conta, até agora, com oito pessoas, residentes em Lisboa e em Faro, mas irá aumentar com o decorrer dos dias, dado haver quem se junte a meio do percurso, adiantou.

Diogo Tavares revelou que os “aventureiros” não tiveram de fazer uma preparação física específica porque usam diariamente a bicicleta como meio de transporte.

“Contudo, a exigência será muito grande, sobretudo os primeiros 300 quilómetros, mas também estamos na expectativa”, considerou.

A Vadiagem Voadora não é uma corrida de um grupo, mas sim de pessoas que se juntaram para fazer a EN2 de bicicleta, por isso, cada um segue ao seu ritmo, para quando quiser e come e dorme onde lhe apetecer, explicou.

Mas, acrescentou: “contudo, isso não significa que não se possam criar grupos ao longo do percurso”.
Aliás, frisou, o desafio é “pega na tua bicicleta, encontra o teu ritmo e desfruta”.

Os participantes estabelecerem, de 60 em 60 quilómetros, um ponto de encontro em cafés, restaurantes, pensões ou pastelarias para estarem juntos, perceberem como está a correr o passeio ou trocarem impressões.
Além disso, tem um GPS com, por exemplo, a localização de hospitais ou centros de saúde, caso seja necessário.

“Esta experiência permite-nos sentir o país, sentir como as gentes e as culturas mudam de norte para sul, no fundo não deixa de ser uma viagem etnográfica”, realçou Diogo Tavares.
Segundo o organizador, esta é a forma “mais genuína” de conhecer Portugal, além da mística de estar a percorrer a estrada mais extensa do país.

A viagem, organizada pela Bicicleta Voadora e Vadiagem Outdoors - projetos de pessoas ligadas às bicicletas e desportos outdoor -- de onde surgiu a ideia, não tem qualquer impacto na natureza porque não há emissão de dióxido de carbono, outro dos propósitos, avançou.

Diogo Tavares realçou que os ciclistas amadores vão, aliás, sensibilizados para não fazerem lixo e preservarem a natureza.

* Uma belíssima ideia, talvez esteja frio demasiado, chuva também, desejamos prazeirosa viagem

.

Sem comentários: