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"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
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"Conflito de interesses".
Estudo diz que Coca-Cola e Pepsi
. financiam organizações de saúde
As empresas de refrigerantes deram milhões de dólares a associações que lutam contra a diabetes, obesidade e as doenças cardiovasculares
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A Coca-Cola e a Pepsi patrocinaram pelo
menos 96 organizações de saúde nos Estados Unidos entre 2011 e 2015,
incluindo algumas dedicadas a lutar contra a obesidade, enquanto ao
mesmo tempo agiram contra pelo menos 29 propostas de lei que promoviam a
redução do consumo de refrigerantes, segundo o relatório de dois
investigadores da Universidade de Boston, Estados Unidos.
O estudo, publicado esta segunda-feira no American Journal of Preventive Medicine
concluiu que a Coca-Cola e a Pepsi financiaram entidades que deveriam
defender um menor consumo de refrigerantes, como a Associação Americana
do Coração, a Associação Americana de Diabetes e o Centro de Controlo e
Prevenção de Doença. Um conflito de interesses, salientam os autores, já
que estas organizações são responsáveis por promover um estilo de vida
saudável e por combater doenças como a obesidade e a diabetes através de
campanhas e iniciativas públicas.
A
Coca-Cola e a Pepsi "aproveitaram-se das suas relações com organizações
de promoção da saúde para desenvolver associações positivas para as suas
marcas", afirmou Daniel Aaron, estudante de medicina na Universidade de
Boston e principal autor do estudo. Ao mesmo tempo, estas empresas
conseguem silenciar associações e críticos através de donativos,
continua Aaron.
O estudante de medicina
começou a interessar-se pelo tema quando percebeu a quantidade de
eventos que promovem a saúde que são patrocinados por empresas de
refrigerantes. "Fiquei muito surpreso", afirmou ao The Washington Post. "Acho que nós não percebemos o quanto isto é comum".
Entre
2011 e 2014 a Coca-Cola gastou maus de seis milhões de dólares anuais
em financiamentos e a Pepsi mais de três milhões de euros por ano,
segundo o jornal ABC.
Esta
investigação surge apenas um mês depois de ter sido revelado que,
durante os anos 60, a indústria do açúcar influenciou fortemente a
investigação científica sobre doenças cardíacas nos Estados Unidos. As
grandes empresas financiaram estudos que afirmavam que o colesterol e as
gorduras saturadas eram os principais culpados pelos problemas
cardíacos e que desvalorizavam os efeitos negativos do açúcar.
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"Estudos
anteriores sobre o patrocínio e empresas de álcool ou tabaco sugerem
que a filantropia corporativa é uma ferramenta de marketing que pode ser
usada para silenciar as organizações de saúde que podem aprovar
iniciativas públicas contra estas indústrias", afirmou Michael Siegel,
professor de Saúde Pública e co-autor do estudo, que usa a influência
das empresas tabaqueiras nas investigações científicas no século passado
como exemplo.
"Agora, a maioria das
organizações recusa receber dinheiro [das indústrias] de tabaco. As
empresas de refrigerantes deviam ser tratadas da mesma forma", continua
Siegel.
No ano passado, a Coca-Cola foi
acusada de patrocinar estudos falsos que afirmavam que o exercício
físico era mais importante para ser saudável e perder peso do que uma
dieta com pouco açúcar, segundo o Business Insider.
A
Associação Americana do Coração afirmou num comunicado que continua a
promover um menor consumo de bebidas com muito açúcar e que "nenhum
financiamento ocasional tem influência" no trabalho e nas políticas que a
associação defende, segundo o The Washington Post.
* O melhor mesmo é deixar de beber os produtos daqueles dois impérios de dinheiro à custa da saúde dos incautos.
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