06/09/2016

.
HOJE NO 
"i"

Belém. 
“A relação com Cavaco foi-se definhando”

Fernando Lima   lança esta semana um livro sobre os dez anos que trabalhou em Belém. “Gostaria que as coisas tivessem corrido de outra forma”, confessa o assessor.

“A relação com Cavaco Silva foi-se definhando com o tempo”. A frase de Fernando Lima no livro “Na sombra da Presidência”, que relata os dez anos que trabalhou em Belém, é elucidativa sobre a forma tempestuosa como terminou a relação entre o ex-Presidente e um dos seus homens de confiança durante mais de vinte anos. 
 .
Ao ponto de, conta o assessor, Cavaco Silva ter passado por ele e ter fingido que não o conhecia. “Verdadeiramente chocante, para mim e para a minha mulher, foi quando Cavaco Silva e mulher passaram por nós, no fim do almoço do Dia de Portugal em Faro em 2010, e fizeram de conta que não nos conheciam”. O episódio é relatado logo no início do livro e Fernando Lima confessa que ficou estupefacto com a atitude do então Presidente da República. “Não queríamos acreditar no que nos estava a acontecer (...) Foi um momento que nos encheu de tristeza”.

A relação entre Cavaco e o seu assessor começou a degradar-se por causa do chamado caso das escutas. Fernando Lima foi afastado do cargo de assessor de imprensa depois de ter sido tornado público que esteve na origem da notícia que dava conta de que Belém suspeitava estar a ser vigiada. “O Presidente chamou-me ao seu gabinete para me transmitir que teria de abandonar aquela assessoria. Deixara de ter condições para continuar no lugar e ser-me-iam destinadas outras funções no âmbito da Casa Civil”, revela Fernando Lima. O assessor diz ter tido consciência de que se tornara num “alvo incómodo para Belém”, mas sair pelo seu próprio pé “era assumir uma culpa que, em consciência, não sentia, nem poderia sentir”.

No livro, que a partir desta semana estará à venda, Fernando Lima conta que foi obrigado a mudar de gabinete e só havia espaço disponível no sótão. “Mudei-me para outra ala, onde havia um gabinete disponível. Situava-se num sótão”, conta. O assessor chegou a mostrar disponibilidade para deixar Belém e faz questão de esclarecer o que o levou a continuar. “Porque me mantive em Belém? Mesmo que tivesse de fazer o caminho das pedras, como o fiz, era ali que teria de  limpar a minha cara”. No fim do livro, o ex-jornalista volta a justificar a sua continuidade em Belém com o risco de “uma saída antecipada dar origem a um novo caso”.

A imagem de Cavaco Lima, que após a polémica foi promovido a assessor do chefe da Casa Civil Nunes Liberato, fala também, ao longo das 425 páginas do livro, sobre a degradação da imagem de Cavaco Silva. O assessor do Presidente confessa que não foi o único em Belém a assistir com “grande frustração à desconstrução da figura de Cavaco Silva sem que, aparentemente, nada fosse feito no círculo que lhe era próximo para travar a degradação da sua imagem”.  O assessor termina o livro sobre os dez anos que passou em Belém com a garantia de que teria “gostado que as coisas tivessem corrido de outra forma. Talvez, para outros, também as coisas pudessem ter corrido de outra forma”.

* Parece-nos um livro de  "comadre", ser assessor de Cavaco Silva, seja para o que for, não traz dignidade ao curriculum.

.

Sem comentários: