27/09/2016

.
HOJE NO
"OBSERVADOR"
Theresa May quer evocar 
o Artigo 50 no início de 2017

Martin McGuinness, primeiro-ministro da Irlanda do Norte, revelou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, pretende invocar o Artigo 50 no “início do próximo ano”. A cláusula do Tratado de Lisboa, firmado em 2007, prevê a saída de eventuais membros da União Europeia.
 .
“Quando a questionei sobre quando pretendia acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, ela disse que não o iria fazer este ano, mas sim no início do próximo”, disse McGuiness à margem de um evento em Liverpool, citado pelo The Independent. “Estamos por isso a trabalhar partindo do princípio que o artigo vai ser acionado no início do próximo ano o artigo”, acrescentou.

As declarações do primeiro-ministro vêm reforçar o que já tinha sido avançado no início do mês pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, depois de se ter reunido com Theresa May no número dez de Downing Street. Na semana passada, Boris Johnson, chefe da diplomacia britânica, adiantou também que a cláusula pode vir a ser evocada no início do próximo ano.

“Estamos a discutir com os nossos amigos e parceiros europeus na expectativa de enviar a carta do artigo 50.º no início do próximo ano”, disse ao canal de notícias Sky News. Contudo, o gabinete da primeira-ministra tem-se recusado a comentar as informações que tem sido avançadas.

Os britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia num referendo realizado a 23 de junho. Quase 52% dos britânicos disseram “sim” ao Brexit.

* Um dia se perceberá que o Reino Unido estava a mais.

.

Sem comentários: