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"JORNAL DE NOTÍCIAS"
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Portugal lança campanha
no Reino Unido para prevenir Brexit
Portugal
vai lançar em breve uma campanha de promoção turística no Reino Unido
para prevenir eventuais efeitos negativos da saída dos britânicos da
União Europeia.
"Vamos fazer
uma campanha para prevenir e trabalhar em antecipação. Nós reunimos com
vários operadores e companhias aéreas do Reino Unido no sentido de
antecipar possíveis efeitos e garantir que as condições dos turistas e
dos residentes num país e noutro não são afetadas pelo Brexit", disse à
Lusa Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo.
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No passado dia 23 de junho, o referendo no Reino Unido deu a vitória à saída do Reino Unido da União Europeia.
"Acho
que temos de estar todos preparados para minimizar os impactos
possíveis. Verdadeiramente, este ano, os números indicam que não houve
qualquer impacto até ao momento. O mercado do Reino Unido para Portugal
está a crescer 15 por cento. Ou seja, isto demonstra uma grande
capacidade do nosso destino para atrair os britânicos", referiu.
Ana Mendes Godinho sublinhou que a campanha que está a ser preparada pretende fortalecer as ligações entre os dois países.
"Continuaremos,
como sempre, a ter esta 'mais velha aliança da Europa', que gera
confiança entre os mercados e que se traduz no crescimento do mercado
britânico para Portugal, este ano", disse a secretária de Estado.
No
dia em que se assinala o Dia Internacional do Turismo, Ana Mendes
Godinho indicou que se registou um crescimento no setor - entre os meses
de janeiro e julho - de cerca de dez por cento dos hóspedes e das
dormidas em Portugal e ainda um aumento de 17 por cento dos proveitos
hoteleiros "em todas as regiões do país".
A
secretária de Estado do Turismo disse também que se torna prioritário
alargar a atividade turística ao longo do ano, em todo o território
nacional, indicando que o emprego qualificado só é possível com
"atividades" sustentáveis.
"Esta é a
nossa grande aposta. Quer em termos de diversificação e desconcentração
da procura, em todo o país, quer na diversificação dos mercados que
estamos a atingir e com a importância das ligações aéreas aos mercados
que nos interessam e que deixam valor em Portugal", defendeu, adiantando
que as perspetivas para o inverno "são bastante positivas".
"A
informação que eu tenho junto dos empresários é que a procura é grande
também para o inverno, o que nos permite alargar a atividade a mais
meses ao longo do ano e não se concentrar nos meses tradicionais",
afirmou.
Este ano, o Dia Mundial do
Turismo é dedicado ao turismo para todos e vai ser assinalado ao longo
da semana com iniciativas em todo o país, nomeadamente com o lançamento
do programa "All for All" dedicado ao "turismo inclusivo".
De
acordo com Ana Mendes Godinho, cerca de vinte por cento da população
europeia que viaja tem mais de 65 anos e por isso é "determinante"
capacitar a oferta e os destinos para que estejam preparados para
receber todas as pessoas.
O programa
"All for All" prevê também o lançamento de linhas de apoio aos
municípios e aos empresários no sentido da adaptabilidade da oferta às
pessoas com algum tipo de condicionante.
* A moeda dos ilhéus ainda é tentadora, por enquanto.
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