27/09/2016

.

HOJE  NO  
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugal recebe 300 milhões ao abrigo 
do Plano de Investimento para a Europa

A União Europeia apoia economia portuguesa com programa de 300 milhões ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa. O projecto irá financiar PME e empresas mid-cap criadoras de emprego, com particular relevo para as start-ups.

No dia em que se celebra os 40 anos em Portugal, o Banco Europeu de Investimento (BEI) contratualizou com os bancos portugueses Banco BPI, Caixa Geral de Depósitos, Millennium bcp e Banco Santander Totta a concessão de quatro empréstimos no valor de 70 milhões de euros cada, com o objectivo de operacionalizar o programa da UE para a promoção do emprego e das start-ups em Portugal.

O projecto enquadra-se no pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa e, numa fase posterior, será complementado por um empréstimo adicional de 20 milhões.
.
Werner Hoyer
Werner Hoyer, Presidente do BEI, e Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, participam na cerimónia de assinatura, integrada nas comemorações dos 40 anos de actividade do Banco em Portugal, disse a Comissão Europeia em comunicado.

O BEI iniciou as suas operações no país em 1976 e, ao longo destas quatro décadas, concedeu empréstimos de montante superior a 45.000 milhões de euros para apoiar projectos portugueses.

Este empréstimo do BEI no montante total de 300 milhões de euros irá financiar projectos realizados por PME e empresas mid-cap portuguesas que promovem a criação de emprego. Destina‑se prioritariamente ao financiamento de start-ups e empresas que empreguem jovens e desempregados de longa duração, bem como empreendedores que criem o seu próprio emprego.

Estes empréstimos concedidos pelo BEI, ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa, contribuirão para aumentar a capacidade de financiamento de alguns dos principais bancos portugueses, permitindo-lhes desbloquear investimentos a realizar pelas PME e empresas mid-cap para estas finalidades específicas. Os objectivos do financiamento estão alinhados com os programas e as prioridades nacionais nestes domínios.

Com estas assinaturas, sobe para oito o número de projectos e acordos financeiros assinados em Portugal ao abrigo do Plano de Investimento para a Europa. O objectivo consiste em apoiar iniciativas que contribuam para a inovação e a criação de emprego no país.

O Presidente do BEI, Werner Hoyer, destaca a parceria de longa data existente entre Portugal e o BEI, afirmando que «esta excelente cooperação irá continuar no futuro. Ao longo dos últimos 40 anos, o Banco apoiou mais de 25.000 PME portuguesas e contribuiu para financiar as infraestruturas e a indústria do país. Hoje, estamos aqui para mostrar que o Grupo BEI está empenhado em apoiar a economia portuguesa.»

 Carlos Moedas, Comissário da Investigação, Ciência e Inovação, afirmou: "O Plano de Investimento já demonstrou o seu valor para as PMEs e start-ups inovadoras e até superou as expectativas. Por isso mesmo decidimos aumentar o orçamento disponível no Plano de Investimento para as PMEs. Com o anúncio de hoje, que atribui um montante de 300 milhões de euros para PMEs e start-ups portuguesas, é bem visível que o Plano de Investimento tem um impacto nos nossos cidadãos.

Aguardo com expectativa notícias de futuros projectos em Portugal financiados pelo Plano de Investimento."

Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, acrescenta que «estes empréstimos demonstram o forte compromisso do Banco Europeu de Investimento e da União Europeia para com Portugal. Os contratos hoje assinados terão um impacto directo na economia do país, criando benefícios concretos e visíveis para os cidadãos portugueses, na medida em que apoiam o crescimento a longo prazo e criam postos de trabalho nas PME e start-ups.»

O Plano de Investimento para a Europa destina-se a reforçar os investimentos europeus para a criação de emprego e crescimento. Para tal, utiliza de forma mais inteligente os recursos financeiros novos e também os já existentes, elimina os obstáculos ao investimento, dá visibilidade e presta apoio técnico aos projectos. O Plano de Investimento já começou a dar resultados. O Banco Europeu de Investimento estima que, até Julho de 2016, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) mobilizou mais de 115.7 mil milhões de euros de investimento na Europa.

* É uma boa notícia mas era desnecessário que Carlos Moedas se tivesse  posto em bicos de pés para lavrar sentença.

.

Sem comentários: