18/07/2016

.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

Terrorismo. 
Os países mais perigosos do mundo

França vive hoje na sombra do terrorismo, mas quase todo o planeta enfrenta o mesmo medo. Descubra no mapa os recantos onde o terrorismo ainda não chegou e aqueles onde já ganhou raízes.

Menos de 24 horas depois do atentado que aterrorizou a cidade de Nice, em França, começam a ser descobertos novos pormenores sobre o ataque que vitimou mortalmente 84 pessoas e feriu duas centenas. Este é o segundo maior ataque a que a Europa assistiu, logo a seguir aos atentados de Paris, onde morreram 130 pessoas.

A França está agora na mira do terrorismo e é pintado de vermelho no mapa dos países mais perigosos do mundo (pode consultá-lo aqui em baixo). De acordo com o Foreign and Commonwealth Office (FCO), há mais 39 países na mesma situação que o território francês, entre os quais a Austrália, a Bélgica, Turquia, Alemanha e Espanha. Mas só em França, durante o século XXI, já morreram 248 pessoas e mais de 644 ficaram feridas em 18 ataques.


Um mundo em alerta que levou o FCO a alertar para os cuidados a ter, em casa ou no estrangeiro. “Grupos terroristas, onde se incluem grupos curdos, o Daesh e organizações de extrema-esquerda, continuam a planear e a levar a cabo vários ataques. É provável que continuem a acontecer ataques destes. 

Eles têm ameaçado publicamente vários sítios na Turquia”. E é por isso que são precisos cuidados extra em locais públicos: “Sejam vigilantes, sigam os conselhos das autoridades de segurança locais, estejam atentos aos media“, indica o FCO ao Telegraph.

* Convém frisar que a maior parte dos atentados na Europa foram accionados por cidadãos europeus afectados por extremismo religioso, por os governantes dos principais países continuarem a construir guetos residenciais para as minirias étnico/religiosas, não é deste modo que se assimilam comunidades imigrantes.

.

Sem comentários: