18/07/2016

.
 HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Porto de Sines cresceu mais de 10% 
no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano, o porto de Sines movimentou mais de 24 milhões de toneladas, consolidando a trajectória de crescimento.

Este desempenho do porto liderado por João Franco corresponde a um crescimento de 10,5% face a igual período do ano transacto.

Recorde-se que, no final dos primeiros cinco meses deste ano, como o Económico noticiou em primeira mão, o porto de Sines já representava mais de 53% do total da carga movimentada nos portos nacionais do Continente.
 .

Os granéis líquidos (combustíveis), com 11,8 milhões de toneladas, e a carga geral, com 9,5 milhões de toneladas movimentadas assumiram o maior contributo na actividade do porto e no crescimento registado no primeiro semestre deste ano

Estes dois tipos de cargas representaram 88,6% do total de carga movimentada no porto de Sines no período em análise.

Ainda no segmento da carga geral, onde se inclui a carga contentorizada, destaca-se a sua evolução positiva de 17,6%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve sublinha que no segmento dos contentores se verificou uma subida acumulada de 2,4% face ao  período homólogo de 2015, atingindo os 692.866 TEU (medida-padrão equivalente a contentores com 20 pés de comprimento).

“A par desta evolução e registando também um bom desempenho, o movimento de navios no porto de Sines registou novo máximo acumulado no semestre com um total de 1.224 navios, a que lhe correspondeu 45.754.491 GT (‘gross tonnage’ ou tonelagem bruta), representando crescimentos de 18,2% e 22,7% face ao primeiro semestre do ano anterior”, destaca um comunicado da APS.

* Excelente gestão.

.

Sem comentários: