21/06/2016

.
HOJE NO
"RECORD"

Missão de Estado até ao Rio

Navio-escola Sagres leva bandeira nacional para os Jogos Olímpicos

Está tudo a postos. O navio-escola Sagres zarpou hoje (16h00) do cais da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, com uma missão de Estado. Vai transportar até ao Rio de Janeiro a bandeira que o velejador João Rodrigues, porta-estandarte nos próximos Jogos Olímpicos, irá usar na Cerimónia de Abertura, mas também levando a bordo Joana Pratas, um símbolo na vela nacional, depois de ter sido, com apenas 17 anos, a primeira velejadora a representar o país no magistral evento, mais precisamente em Atlanta’1996.
.
"Agora, será uma experiência completamente diferente daquilo que tenho feito ao longo da vida enquanto velejadora e pessoa. Fazer uma travessia atlântica neste mítico navio vai ser uma experiência fantástica. Espero superar os desafios, contando diariamente as histórias que vão ocorrer a bordo", considerou Joana Pratas, que também esteve em Sydney’2000 e Atenas’2004.

Agora com 37 anos, a antiga velejadora da classe Europe comemora 20 anos desde a sua estreia em Jogos Olímpicos, querendo aproveitar os 43 dias de viagem do Sagres, que será a Casa de Portugal no Brasil, entre os dias 3 e 22 de agosto: "Quero passar por todas as funções no navio, aprender com os marinheiros, para perceber como funciona um navio como este, muito diferente do barco em que navegava."

Joana Pratas diz que não pensa em estar numa ‘America’s Cup’ nem numa ‘Volvo Ocean Race’, mas quer contribuir para o desenvolvimento da vela em Portugal, formando jovens na modalidade.

E acredita na representação portuguesa que vai estar no Brasil: "É uma equipa com bastante experiência, com João Rodrigues (RS:X), Gustavo Lima (Laser), José Costa e Jorge Lima (49er), e Sara Carmo (Laser Radial). São ótimos velejadores e vão representar Portugal com dignidade. Quanto a medalhas, nunca se podem anunciar à partida. Espero motivá-los, assim como a todos os outros atletas e tripulação."

* Uma boa viagem para a tripulação do navio que é um símbolo do país.

.

Sem comentários: