26/05/2016

.
HOJE NO
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
 DA MADEIRA"

Liliana Rodrigues questiona
 Banco Central Europeu sobre 
lesados do Banif e do BES

As perguntas da delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu à Comissão e ao Banco Central Europeu incluem duas questões colocadas por iniciativa da eurodeputada Liliana Rodrigues. 
 .

A madeirense faz quetão de saber dos processos que envolvem os lesados do Banif e do BES.
"Considera o BCE que seria necessária/útil uma solução de nível europeu, pelo menos nesta fase de transição, que minimize o impacto sistémico de casos de "misselling" ou sobre produtos vendidos anteriormente à aplicação das atuais regras de 'bail-in'?", pergunta Liliana Rodrigues. E prossegue: "Considera o BCE que o espírito da "união bancária" requer um tratamento articulado a nível europeu dos activos não rentáveis e dos créditos de cobrança duvidosa?".

O conjunto de perguntas enviado pelos eurodeputados do PS questiona ainda a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu sobre o processo de resolução e venda do Banif, "nomeadamente as eventuais alternativas à oferta do banco espanhol Santander", explica o gabinete da eurodeputada madeirense. A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, acrescenta a mesma nota, "é questionada especificamente sobre o reconhecimento pelo BCE da existência “'de outras ofertas pelo Banif, que de acordo com a Comissão não respeitam as regras de União Europeia das ajudas de Estado”.

O Partido Socialista quer ainda que Bruxelas indique “as razões por que a DG Concorrência terá rejeitado a possibilidade de se recorrer a um ‘banco de transição’ no processo de resolução do Banif”.
Os deputados socialistas ao PE "colocam a Bruxelas mais de 30 questões sobre o progresso da situação do Banif, recuando a Novembro de 2012, altura em que o relatório do Citi 'Project Centauro' refere que o banco não seria capaz de gerar capital suficiente para reembolsar os fundos públicos até ao final do ano passado".

Especificamente ao Banco Central Europeu, os deputados perguntam pelos motivos que o levaram a considerar "que apenas o Banco Santander reunia as condições para ser o único concorrente seleccionável para comprar o Banif, em se confirmando notícias publicadas em Portugal."
De acordo com a mesma nota, os eurodeputados pretendem ver justificada a suspensão do “estatuto de contraparte do BCE ao Banif” e pedem ainda confirmação no sentido de saber se a instituição “tomou essa decisão sob proposta do Banco de Portugal”.

"Os eurodeputados querem ainda que o BCE esclareça porque não foi autorizado um banco de transição, como aconteceu no processo de resolução do BES."

* Liliana Rodrigues sempre a intervir com acutilância. A União Europeia isto é, os burocratas da mesma, estão a demolir a essência da sua criação.

.

Sem comentários: