13/05/2016

.
 
HOJE NO 
"RECORD"

Comité Olímpico Internacional 
quer investigar laboratório 
dos Jogos de Sochi'2014

O Comité Olímpico Internacional (COI) informou esta sexta-feira que vai solicitar à Agência Mundial Antidopagem (AMA) que "investigue imediatamente" o laboratório acreditado que controlou o 'doping' nos Jogos de Inverno Sochi2014.
 .
Na terça-feira passada a AMA anunciou que iria investigar de forma imediata as novas acusações de dopagem sobre desportistas russos que participaram em Sochi2014 feitas há dias no programa 'CBS 60 minutos', desta cadeia norte-americana.

"Estas acusações estão muito detalhadas e são muito preocupantes e vamos pedir à AMA que as investigue imediatamente", disse um porta-voz do COI, em comunicado do organismo, no qual se refere que o laboratório em Sochi estava "plenamente acreditado" pela AMA.

O mesmo porta-voz acrescentou que o COI se "baseou no trabalho dos seus peritos internacionais" no laboratório, além de que, para salvaguardar a excelência do trabalho de análise laboratorial, "entre 15 e 20 peritos internacionais de 10 laboratórios acreditados pela AMA, incluindo vários diretores de laboratório, supervisionaram a atividade do laboratório em Sochi".

No comunicado, o COI recorda que a organização do laboratório, incluindo o sistema de controlo de qualidade e documentação da cadeia de custódia, "cumpria todas as normas e regulamentos internacionais" e que uma equipa de observadores independentes de AMA "supervisionou todas as atividades antidoping de Sochi durante 2014 e produziu um relatório satisfatório após os Jogos".

"De acordo com os resultados de uma investigação da AMA, o COI não hesitará em agir com a sua política habitual de tolerância zero em relação ao doping e pela defesa dos atletas limpos", referiu aquele organismo no seu comunicado.

Segundo o programa 'CBS 60 Minutes', baseando-se em conversas gravadas entre o técnico Vitaly Stepanov e o ex-diretor do laboratório de Moscovo, Grigory Rodchenkov, "numerosos atletas russos competiram dopados em Sochi, incluindo quatro que conquistaram medalhas de ouro".

O Governo russo já reagiu, qualificando as acusações de Grigori Ródchenkov sobre a existência de um programa estatal de dopagem russo para açambarcar medalhas em Sochi como "calúnias de desertor".

"Isto não são mais do que calúnias de um desertor. Se fosse eu, não daria credibilidade a afirmações infundadas", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, em declarações a órgãos de comunicação russos.

* A corrupção na Rússia é no mínimo do tamanho do país.

.

Sem comentários: