05/04/2016

.
 
HOJE NO
"DESTAK"

Educar os pais para lidar com
 'epidemia' de filhos ditadores

É preciso educar os filhos, mas também os pais para lidar com a ‘epidemia’ de filhos ditadores e agressores.

Os dados da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima não deixam dúvidas: está a aumentar o número de pais agredidos pelos filhos. Situação que o psicólogo espanhol Xavier Urra conhece bem e que serve de tema a dois livros da sua autoria, um dos quais (O Pequeno Ditador Cresceu) lançado recentemente. E que é preciso prevenir. E, aqui, a prevenção chama-se, garante ao Destak, «educar», não só os filhos mas também os pais. 
.
Em Espanha, tal como por cá, as denúncias dispararam. «São cada vez mais os pais que nos contactam sem saber o que fazer com os filhos. E estamos a falar de crianças de seis anos. E se não conseguem controlar uma criança de seis anos, quando tiver 16 já teremos um problema.»

As doenças mentais podem justificar comportamentos, mas não mais de 20%. «O resto já não é sanitário, é educativo», garante. E acontece porque se criou uma criança que é egoísta e cujo princípio é primeiro eu e depois eu.»

O especialista recusa falar em culpa, mas atribui responsabilidades aos pais, que «estão muito ocupados com o trabalho, têm muita angústia. E os filhos acabam por ser educados pela comunicação social, pela escola». Esta é, diz, uma sociedade «em que a autoridade foi diluída». E se «é claro que os pais devem ser amigos dos filhos», também é que «a família não é uma democracia. Tem que haver respeito. E essa é a vacina contra crianças que são ditadoras». 

* Filhos ditadores só em famílias balduchas! Um pano encharcado na tromba nas p.t.s das criancinhas.

.

Sem comentários: