16/02/2016

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Polícia espanhola detém dono das
. Clínicas Vital Dent por fraude

As detenções foram feitas em vários locais da Comunidade de Madrid, pela unidade da Polícia Nacional espanhola especializada em crime económico e fiscal. Entre os detidos conta-se o uruguaio Ernesto Colman, fundador e dono do grupo, assim como o responsável de operações em Itália.
 .
"Os detidos formavam parte de um grupo organizado criado dentro da estrutura empresarial, para evitar pagar impostos. Para fugir às obrigações fiscais, o máximo responsável da empresa depositava as receitas das [clínicas] franqueadas em entidades bancárias da Suíça ou do Luxemburgo", adiantou a polícia num comunicado.

Posteriormente, parte desse capital era reinvestido em Espanha, na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, artigos de luxo e mesmo um avião, completando assim a operação de branqueamento. A fraude terá sido feita às clínicas franqueadas.

Além das detenções, a polícia espanhola realizou 15 operações de apreensão de documentos e bens nas sedes da Vital Dent.

Na operação, batizada de "Topolino", a polícia espanhola apreendeu o avião privado, 36 carros de luxo.

A Vital Dent é uma empresa espanhola que, desde 1997, tem vindo a espalhar-se em sistema de franquia ('franquicia', 'franchising'). Conta com uma rede de mais de 350 clínicas em toda a Espanha, que também passou por Portugal.

Em fevereiro de 2012, a Ordem dos Médicos Dentistas de Portugal anunciou que iria processar as clínicas Vital Dent por publicitarem uma especialidade (implantologia), que "não existe" e atender os utentes por um comercial, sem qualquer formação clínica.

Em declarações à agência Lusa, na altura, o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, afirmou ter tido conhecimento desta situação através de várias queixas de colegas.

Segundo o bastonário, eram "recorrentes as diligências disciplinares de inquérito aos dirigentes da Vital Dent", embora neste caso tenha havido um agravar da situação.

A OMD detetou duas situações ilegais: por um lado, a promoção, em folhetos comerciais, de serviços de médicos dentistas "especialistas em implantologia", que não existem, e, por outro, a introdução, nas suas clínicas, da figura comercial do chamado "assessor odontológico".

A alegada fraude agora detectada pela justiça espanhola ascenderá a vários milhões de euros e as detenções ocorreram perante o "risco de fuga" do dono da Vital Dent.

* Gente sem escrúpulos, disponíveis para matar pessoas através de más prácticas clínicas, mas que podem manter os filhos por perto para  aprenderem os mecanismos das fraudes.

.

Sem comentários: