22/02/2016

.

HOJE NO   
"AÇORIANO ORIENTAL"

Universidade de Aveiro vai ensinar
. Português a refugiados sírios

A Universidade de Aveiro (UA) anunciou hoje que vai dar formação em língua portuguesa a refugiados da guerra síria, de forma gratuita, no âmbito da adesão à Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR).
  .
A formação em língua portuguesa, bem como a criação de linhas de investigação em torno da temática dos refugiados estão previstas num documento a ser assinado terça-feira, pelas 16:30, na presença da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

O compromisso de adesão da Universidade de Aveiro será formalizado durante a sessão "Conhecer para Acolher", um encontro que vai reunir no Departamento de Ambiente e ordenamento da UA dezenas de instituições sociais da região de Aveiro, para debaterem a melhor forma de receberem e apoiarem os refugiados.

A sessão organizada pela UA e pela PAR, conta com a participação de Manuel António Assunção, Reitor da Universidade, Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, António Moiteiro, bispo de Aveiro, e Rui Marques, coordenador da PAR.

Além da assinatura do protocolo de adesão da UA à PAR, o encontro tem por objetivo discutir os desafios, oportunidades e experiências na integração dos imigrantes e as respostas possíveis das instituições sociais da região de Aveiro para receber e apoiar os refugiados, que diariamente têm chegado à Europa em fuga da guerra Síria.

O encontro tem como parceiros de organização a CIVITAS Aveiro e a Cáritas Diocesana de Aveiro.

* Destas iniciativas exemplares Portugal precisa muito.

.

Sem comentários: