17/01/2016

.


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"
Acordo nuclear entre Ocidente e Irão
 entra em vigor

O Conselho de Segurança da ONU levantou hoje as sanções ao Irão, depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências para iniciar o acordo nuclear internacional.
 .
Foi Espanha, como país presidente do comité de sanções ao Irão, que anunciou o fim do regime de medidas contra Teerão, depois de ter recebido o relatório da AIEA, que dá "luz verde" para iniciar o acordo nuclear, assinado em Julho passado em Viena.

Tal como estava previsto, este passo significa a dissolução do próprio comité e a entrada em vigor de certas medidas contidas na resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que ratificou em Julho o acordo nuclear.

Os Estados Unidos e a União Europeia decidiram já levantar as sanções aplicadas ao Irão, logo após a AIEA ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências.

Logo após o anúncio da AIEA, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry (na imagem com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif), anunciou que o país iria levantar as sanções contra o Irão. Foi seguido pelos 28 Estados-Membros da União Europeia, segundo disse uma fonte europeia à agência de notícias France-Presse (AFP).

* Desconfiamos de todos os países que têm arsenal nuclear, nenhum deles é bom, USA incluídos. 
O acordo agora anunciado é uma peneira a tapar o sol

.

Sem comentários: