01/12/2015

.

HOJE NO

"JORNAL  DE NOTÍCIAS"

Maria José Morgado sobe a 
procuradora-geral Distrital de Lisboa

Maria José Morgado vai deixar a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa para subir ao cargo de procuradora-geral distrital de Lisboa, ocupando a vaga deixada por Francisca Van Dunem.

Trata-se de uma decisão do Conselho Superior do Ministério Público, tomada esta terça-feira de manhã, depois de a procuradora Francisca Van Dunem ter assumido o cargo de ministra da Justiça, no Governo que tomou posse na semana passada, e deixar vaga a liderança da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.
.
Uma nota emitida pela Procuradoria-Geral da República indica que a nomeação de Maria José Morgado foi aprovada por unanimidade dos membros presentes na sessão plenária do Conselho Superior do Ministério Público.

A Procuradoria não informou, contudo, sobre se já foi decidido quem vai ficar agora a dirigir o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

No seu novo cargo, Maria José Morgado vai ser responsável pela ação do Ministério Público no mais populoso dos quatro distritos judiciais em que está dividido o território nacional (com o novo mapa, os quatro distritos judiciais foram divididos, por sua vez, em 23 comarcas cujas áreas, grosso modo, coincidem com as dos distritos administrativos).

Maria José Morgado, nascida em Malanje (Angola) há 64 anos, é procuradora-geral adjunta, a categoria mais alta da carreira do Ministério Público, desde 2000. E dirigia o maior DIAP do país desde 2007, tendo para o efeito sido reconduzida numa terceira comissão de serviço, de três anos, em 2013.

Antes disso, a magistrada também desempenhou funções na Polícia Judiciária, à frente da antiga Direção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira.

Maria José Morgado e a procuradora que vai substituir, Francisca Van Dunem, de 60 anos, têm em comum, nomeadamente, o facto de terem nascido ambas em Angola e terem transitado diretamente da liderança do DIAP de Lisboa para a da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

* Só podemos desejar-lhe o  maior sucesso nas novas funções.


.

Sem comentários: