01/12/2015

.

HOJE NO

"JORNAL  DE NEGÓCIOS"

A economia que António Costa 
recebe em oito gráficos

Conheça os sectores que estão a dar mais dinamismo ao PIB e aqueles que ainda não recuperaram. Veja também como estão a evoluir as várias rubricas do investimento, assim como o equilíbrio da economia nacional face ao exterior.

O novo Governo receberá uma economia mais equilibrada com o exterior, que deixou para trás a recessão. Embora o crescimento ainda seja débil – 1,4% no terceiro trimestre –, a actividade entrou num ciclo de recuperação, empurrada pelo consumo das famílias e com um desemprego ainda muito elevado, mas que já começou também a descer. Contudo, avista-se um ponto de interrogação no horizonte: o que acontecerá ao investimento?

A economia está a recuperar, mas nem todos os sectores apresentam o mesmo dinamismo, medido pela produção (VAB). A agricultura, por exemplo, está a crescer, enquanto a indústria só agora começa a dar os primeiros sinais positivos, ainda sem regressar aos níveis pré-crise. Já a construção, só agora interrompeu as sucessivas quebras que ia registando. Nos serviços, o comércio está a disparar, enquanto a banca está ainda a ajustar-se a um mundo pós-crise financeira. 












* Este é o belo país que os PàFoncios deixam como herança.


.

Sem comentários: