29/12/2015

.
HOJE NO   
"CORREIO DA MANHÃ"

Terrorista do Daesh 
morre em ataque aéreo 

Charaffe al Mouadan estaria ligado aos atentados de Paris

Um dirigente do grupo extremista Daesh com "ligações diretas" ao alegado cabecilha dos atentados de novembro em Paris foi morto num bombardeamento aéreo na Síria, anunciou esta terça-feira o Pentágono. 
.
Charaffe al Mouadan, de nacionalidade francesa, foi morto a 24 de dezembro na Síria, disse à imprensa o porta-voz militar da coligação liderada pelos Estados Unidos, o coronel Steve Warren. Mouaddan tinha "ligações diretas" ao belga Abdelhamid Abaaoud, considerado o "cérebro" dos atentados de 13 de novembro em Paris, morto numa operação policial cinco dias depois, e "preparava ativamente outros ataques", disse.

O francês era também amigo de um dos homens que se fizeram explodir na sala de espetáculos Bataclan, Samy Amimour, e estava na Síria desde agosto de 2013. 10 dirigentes mortos na Síria 

Segundo o coronel Warren, a coligação internacional matou em dezembro outros 10 dirigentes do Daesh na Síria. Charaffe al Mouadan nasceu a 15 de outubro de 1989 numa família marroquina de Bondy, subúrbio nordeste da capital francesa. A família mudou-se depois para um bairro próximo, Drancy, onde passou a juventude e, em 2012, foi detido com dois amigos, Samy Amimour e Samir Bouabot, quando se preparavam para partir para o Iémen ou para o Afeganistão através da Somália.

Radicalizado através da internet, segundo fonte próxima do processo citada pela agência France Presse, Mouadan preparou a partida frequentando aulas de tiro em Paris. Ainda em França, contraiu um crédito pessoal de 20.000 euros e comprou equipamento paramilitar, segundo outra fonte. 

Formalmente acusado em França, foi-lhe imposta a apresentação regular obrigatória às autoridades, tendo sido nessa altura que partiu para a Síria. 

* Façam buracos no caixão para os vermes virem vomitar cá fora.

.

Sem comentários: