24/10/2015

MARTA DIAS BARCELOS

.






Bioética na sociedade atual

Se a emergência da bioética se deve à necessidade de ponderar o impacto da ciência na vida em comunidade, a evolução da sociedade beneficia em larga escala da crescente difusão do debate bioético na esfera pública

No passado dia 15 de outubro realizou-se nos Açores, na cidade de Ponta Delgada, a conferência “Ciência e Sociedade: a bioética em debate”, inserida num conjunto de iniciativas que marcam os 30 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

A bioética tem vindo a assumir, desde a sua origem na década de 70, um enorme impacto no diálogo entre ciência e sociedade, ao abordar as implicações éticas decorrentes da aplicação das biotecnologias ao bios – a vida em si mesma –, que engloba a humana, a animal e a ambiental.

Pretende esta transdisciplina, cujo saber se constrói com os contributos de diferentes áreas, tais como a Filosofia, o Direito, a Teologia, a Medicina e a Biologia, considerar as questões éticas que emergem juntamente com a evolução científica.

Após o seu surgimento nos Estados Unidos da América, a bioética afirmou-se sobretudo numa dimensão biomédica. Os temas a que inicialmente se dedicou ainda hoje não perderam a sua atualidade, destacando-se, neste campo, a investigação científica com seres humanos, o consentimento livre e esclarecido, a alocação de recursos na saúde, a transplantação de órgãos e tecidos, as técnicas de procriação medicamente assistida e a relação médico-doente e de profissionais de saúde entre si.

Com o evoluir dos anos, e sem abandonar esta perspetiva interpessoal, a reflexão bioética foi-se abrindo a outras expressões de vida, integrando a relação moral do homem para com a biosfera, onde se incluem os animais e o ambiente. Assiste-se assim a uma visão mais alargada do que se entende por comunidade moral, isto é, aquela que merece ser eticamente respeitada.

Desta forma, é reforçada a responsabilidade do homem para com “a nossa casa comum”, na expressão do Papa Francisco, e para com o “outro” que coabita esse mesmo espaço. É por essa razão que a experimentação animal, a indústria agrícola e pecuária, a extinção de espécies e a gestão dos meios naturais se encontram na agenda dos mais recentes discursos da bioética de âmbito nacional e internacional.

Hoje, a bioética mantém-se fiel àquele que sempre foi a seu propósito inaugural, a saber, o de abordar o desenvolvimento científico sob uma perspetiva ética e, neste quadro, servir de base conceptual e fundamentadora de uma melhor regulamentação das práticas. Esta tarefa, embora à primeira vista complexa, pretende evitar, por um lado, a instrumentalização do homem tendo em vista os fins científicos e, por outro, que o próprio homem seja protagonista de uma ação instrumentalizadora dos recursos não humanos que estão ao seu alcance e por isso fáceis de explorar.

Se a emergência da bioética se deve à necessidade de ponderar o impacto da ciência na polis, no sentido da vida em comunidade, então a evolução da sociedade beneficia em larga escala da crescente difusão do debate bioético na esfera pública. Recorde-se, a título de exemplo, a importância de ver esclarecidos os vários argumentos que suportam questões tão discutidas na atualidade como a maternidade de substituição, a investigação com embriões, o melhoramento genético humano e, ainda, as directivas antecipadas da vontade ou testamento vital.

Em suma, a bioética é um contributo indispensável para a boa ciência e não um fator impeditivo ou proibitivo ao seu progresso. Os amplos horizontes que o desenvolvimento técnico-científico nos faz hoje vislumbrar obrigam impreterivelmente a um olhar bioético que seja capaz de adequar a ciência das potencialidades incalculáveis numa ciência de possibilidades eticamente aceitáveis.

* Investigadora do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde está a realizar o doutoramento em Filosofia Moral e Política, com uma bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Foi coordenadora científica do programa da conferência “Ciência e Sociedade: a bioética em debate”, inserida no ciclo ‘30 Anos FLAD’

IN "I"
19/10/15

.

Sem comentários: